Curso de Arquitetura e Urbanismo completa 10 anos e lança novo livro

Grupos de Professores, Arquitetos e Urbanistas da Unicap / foto: Thiago Vasconcelos

O lançamento do livro Paisagens: Ensino, História e Planejamento na manhã desta quinta – feira, 4, marcou a celebração do aniversário de 10 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco. O segundo volume lançado é composto por artigos dos próprios professores do curso, que, ainda inclui atividades acadêmicas permanentes, um grupo de pesquisa e um laboratório formado por membros do corpo docente, intitulado Paisagens Culturais.

Organizadoras da publicação.  Em ordem: Ana Luiza Rolim e Maria de Lourdes Nóbrega / foto: Thiago Vasconcelos
Organizadoras da publicação. Em ordem: Ana Luiza Rolim e Maria de Lourdes Nóbrega / foto: Thiago Vasconcelos

Diferentemente da primeira edição, lançada em maio de 2011 e na qual a professora Maria de Lourdes Nóbrega conseguiu reunir nove artigos publicados em eventos científicos de professores e estudantes da Unicap, a segunda publicação do curso apresenta trabalhos desenvolvidos tanto no âmbito acadêmico quanto no âmbito profissional, evidenciando, sobretudo, o olhar para a paisagem. “O conceito norteador do livro é o entendimento da paisagem em conjunto com todos os aspectos que compõem o ambiente construído, que, neste caso, é o espaço urbano do Recife”, explica a professora Lourdinha Nóbrega, idealizadora do projeto inicial das duas edições. Ela que, nesta montagem, teve a contribuição da também professora Ana Luiza Rolim. “Do estudo dessa paisagem, foram extraídas experiências do ensino, com exemplos praticados na sala de aula do curso, histórias da formação, conservação; aspectos relativos ao planejamento, com vistas à sua funcionalidade, preservação e sustentabilidade”, exemplificou Rolim.

No auditório G1 da Universidade todos os professores participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas publicações. Assim, ao longo de dez capítulos, o livro sintetiza no título “Paisagens” diversos aspectos do ambiente urbano construído, revelando distintas conformações da paisagem urbana da cidade do Recife.

Exposição / foto: Thiago Vasconcelos

Ao final do encontro, foi veiculado um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Católica,que contou um pouco da trajetória do curso ao longo da década, mostrou trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores, prêmios conquistados por todos, e, sobretudo, expôs a inquietação do curso de Arquitetura e Urbanismo com o debate urbano das cidades e, em especial, do Recife.

Após lançamento do livro, houve ainda uma exposição com maquetes confeccionadas pelos estudantes no Salão Receptivo da Universidade e coquetel. O volume Paisagens: Ensino, História e Planejamento está à venda na livraria SBS, localizada no campus da Unicap, no valor de 20 reais. O evento também marcou a despedida da professora Andréa Câmara da coordenação do curso e a chegada da nova coordenadora, Paula Maciel.