Criação de Escola de Saúde da Unicap nos debates da XXX Semana Docente

Os professores do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) se reuniram na tarde desta quinta-feira (13) com a mesa diretora da Universidade como parte da programação da XXX Semana de Estudos Docentes. O encontro realizado no Pavilhão Maker serviu para o planejamento acadêmico do ano letivo e também para discussões da futura Escola de Saúde que vai integrar os cursos de graduação e pós-graduação da área.

A nova escola vai ser implantada no que está sendo chamado de Campus Nóbrega. Um pré-projeto foi apresentado pelo arquiteto Alex Lucena e pelo engenheiro Pedro Adolfo sobre como a estrutura física está sendo pensada. Salas de aula, laboratórios, auditórios e espaços de convivência serão construídos nos prédios ao redor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. O projeto também contempla reforma do Liceu Nóbrega.

De acordo com o Reitor, Padre Pedro Rubens, as escolas da Unicap são um “conceito em construção que articula graduação, pós-graduação e ações de extensão” visando uma nova relação de ensino-aprendizagem. O primeiro centro que está passando por essa transformação é o de Ciência e Tecnologia (CCT), a partir da parceria com o Icam, escola francesa de engenharia.

Na dinâmica de hoje, os professores foram distribuídos em oito grupos. Cada um elaborou propostas e apresentou ideias de como o CCBS poderia se transformar numa escola. Entre as sugestões estavam a criação de disciplinas em comum entre os cursos, intermediárias e profissionalizantes; currículos de formação integrada e contínua; integração visando um melhor atendimento à comunidade; capacitação de professores em novas tecnologias e metodologias ativas; intercâmbio internacional e trabalhos que explorem o conceito de bem-estar. Os docentes sugeriram ainda a criação de um observatório de Ciência, Tecnologia & Inovação dentro da Escola de Saúde e que a aprendizagem também pudesse ser trabalhada a partir de projetos compartilhados entre os cursos.