Correios lançam selo comemorativo aos 75 anos da Unicap

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou, na manhã desta quinta-feira (9), um selo comemorativo pelos 75 anos da Universidade Católica de Pernambuco. A solenidade aconteceu no Salão dos Conselhos da Reitoria na presença de autoridades acadêmicas e da estatal. Além de divulgação, o selo postal é um registro histórico de instituições e personalidades. O Brasil é o segundo país do mundo a ter selo postal, algo que vem sendo usado desde 1843.

Participaram da obliteração, que é o momento quando os representantes da instituição homenageada são conduzidos pela autoridade dos Correios a carimbarem o selo, o Reitor Prof. Dr. Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo; o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; o chefe de gabinete da Superintendência Estadual dos Correios em Pernambuco, Orlando Duda. Além do carimbo, as autoridades receberam uma cartela com a imagem do selo assinada por cada um deles.

“Quando celebramos o Jubileu de Diamante da Universidade Católica de Pernambuco vemos com alegria que o presente desse aniversário tem sido repartido com a sociedade pernambucana em todos esses anos, formando gerações e gerações de profissionais das mais diversas áreas. Em todos os cantos do Brasil e do mundo encontramos homens e mulheres egressos dessa Universidade”, disse Orlando ao saudar a Católica.

Ele também destacou a identidade cristã da Universidade. “O exemplo de Jesus que se doou inteiro a favor de nós tem inspirado a Ordem dos Jesuítas e a Igreja Católica em todos esses anos. A Unicap é fruto dessa vida voltada para seguir os passos de Cristo, da consciência da importância de educação no processo de transformação do ser humano”.

Em tom de agradecimento, Padre Pedro se disse um admirador dos selos e da história dos Correios no Brasil e no mundo. Ele relembrou o posto dos Correios em sua terra natal, Vazantes, no Interior do Ceará. “A gente ficava impressionado quando chegava um cavalo com os malotes, era um evento”, afirmou ele ao sugerir a criação de um memorial no antigo posto.

Ainda durante o seu pronunciamento, Padre Pedro convidou os Correios a participar da Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade (Siucs), um dos maiores eventos anuais da Unicap. “É a integração do saber universitário com os outros saberes, com a história da cidade, com as outras organizações. Vocês poderiam montar uma exposição e seria uma semana em que a gente favoreceria às pessoas a voltar escrever cartas”, disse o Reitor relembrando o filme Central do Brasil. “Poderia ser uma forma de divulgar essa beleza da tradição dos Correios”.

Também participaram da solenidade a coordenadora de Comunicação dos Correios, Tânia Lima Gomes de Sá; o gerente de Atendimento de Vendas dos Correios, José Luiz Correia de Melo Filho; a gerente da agência dos Correios do Shopping Recife, Amélia Maria Paulino;  e a filatelista dos Correios, Helena de Freitas. Também estiveram presentes por parte da Unicap, o Pró-reitor Administrativo, Prof. MsC Márcio Waked; o chefe de Gabinete, Rodrigo Pellegrino; e as diretoras de centro, Profª Drª Andréa Câmara (Ciência e Tecnologia); Profª Drª Maria Luisa Ramos (Ciências Jurídicas); e os diretores do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Prof. Dr. Danilo Vaz Curado, e o de Ciências Sociais, Prof. MsC Silas Pacheco.