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Coordenadores de curso debatem a acessibilidade no Ensino Superior

Auditório
Fotos: Niedja Dias

Coordenadores de cursos da Católica participaram, na tarde desta quarta-feira (27), no anfiteatro do bloco G4, de uma exposição dialogada sobre as questões da acessibilidade no Ensino Superior. O encontro foi promovido pela Coordenação Geral de Graduação e pelo Núcleo de Apoio Discente e Docente (Nadd).

Verônica“A ideia é que este conteúdo seja transversal, passe por todas as disciplinas e que seja possível em todos os cursos. Temos que sair daqui com agenda de trabalho para se fazer cumprir”, disse a coordenadora de graduação, Profª Verônica Brayner durante a abertura da atividade.

De acordo com dados apresentados pela professora do curso de Fonoaudiologia Wanilda Cavalcanti, o censo 2012 do IBGE registrou 30 mil estudantes matriculados no Ensino Superior com algum problema sensorial, físico ou psicológico. “Precisamos ir além das barreiras arquitetônicas. Tornar a vida deles acessível é o que vai possibilitar a inclusão”, disse ela.

Já os aspectos jurídicos da acessibilidade ficaram a cargo do professor Mateus Costa Pereira, do curso de Direito. De acordo com ele, a gênese da educação inclusiva remonta à Convenção de Salamanca (1994), mas somente com o advento do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15) é possível falar em um sistema educacional inclusivo (um sistema minucioso de regras tratando dos direitos das pessoas com deficiência em todos os níveis da educação).

O professor também destacou a importância da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (DEC. nº 6.949/09): “o único tratado de Direitos Humanos com status de norma constitucional no ordenamento jurídico brasileiro dotado de um simbolismo que não pode ser desprezado”, explicou o professor, que também faz parte da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da OAB-PE.

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