Coordenadora do Observatório Negro discute com professores e alunos de Jornalismo a questão racial

Professores e estudantes que participam do Projeto Vozes da África receberam nesta terça-feira(13) a advogada Ana Paula Maravalho, coordenadora da ONG Observatório Negro. Ela discutiu a questão do racismo no país.

O objetivo do encontro foi provocar na equipe um senso crítico sobre a discriminação racial, levantando argumentos que serão utilizados nos seis programas radiofônicos que compõem o Vozes da África.

Paula Maravalho apresentou spots de rádio e vídeos da Campanha Onde você guarda seu racismo?, produzida pela ONG Diálogos Contra o Racismo. No material é possível observar, que as pessoas parecem desnorteadas ao serem questionadas sobre o preconceito de raça, tentando demonstrar que ele não existe ou é discreto. Na sequência há relatos de discriminação sofridos por negros, chamando atenção a história de uma criança que ouviu, aos três anos de idade, um colega dizer que não gostava de negros.

“O racismo vai exercer efeitos diferentes e se manifestar de formas diferentes na vida da pessoa, dependendo se ela é negra ou branca”, disse a representante do Observatório Negro após a análise dos vídeos.

A cultura negra também foi abordada, sendo lembrado que as mulheres negras tiveram um papel até maior que os homens na manutenção dos valores trazidos da África, como os rituais religiosos.

Ao final do encontro, Paula Maravalho apresentou as definições de preconceito racial, discriminação e segregação, ressaltando que o preconceito está limitando a consciência do indivíduo, passando a haver discriminação quando esse preconceito é externado de algum modo, não necessariamente com palavras.

A ONG Observatório Negro mantém um site na Internet. O endereço é http://www.observatorionegro.org./blog/

O Projeto Vozes da África será concluído em setembro, quando os seis programas serão distribuídos para emissoras públicas de rádio de todo o país.