Coordenadora do curso de História participa de seminário sobre patrimônio imaterial de Pernambuco
|A coordenadora do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco, Beatriz Brusantin, vai participar na tarde desta quarta-feira (27), na Caixa Cultural do Recife, do seminário O Processo de Reconhecimento do Patrimônio Imaterial de Pernambuco: inventários do Maracatu Nação, Maracatu de Baque Solto e Cavalo-Marinho, que terá como temática as políticas de identificação, registro e salvaguarda de bens culturais imateriais de Pernambuco. Como tema principal, a produção dos Inventários Culturais de Referências Culturais – INRC, do Maracatu Nação, Maracatu de Baque Solto e Cavalo-Marinho pela Fundarpe, e ainda a titulação desses bens pelo Iphan como Patrimônios Culturais Imateriais Brasileiros em dezembro de 2014.
O seminário se integra à programação da exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro: a celebração viva da cultura dos povos, também apoiada pela Fundarpe, que trouxe para o Recife o panorama dos bens culturais imateriais do Brasil, reconhecidos por meio do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro (Decreto federal 3.551/2000), promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
O evento, que visa promover a difusão dos resultados das pesquisas com esses três bens culturais no estado de Pernambuco e ressaltar a importância da sua titulação pelo Iphan, terá a presença dos coordenadores e pesquisadores dos inventários dos respectivos bens culturais, dos técnicos da Fundarpe e do Iphan de Pernambuco. Estarão presentes ainda os representantes da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco – AMANPE; da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco – AMBS-PE; de mestres e maracatuzeiros e mestres de Cavalo Marinho. Objetiva-se ainda realizar nova edição do seminário na Mata Norte de Pernambuco e demais regiões de desenvolvimento do Estado de Pernambuco.
O evento é aberto ao público, mas sujeito a lotação do espaço.
Programação:
Política de identificação e registro dos bens culturais do estado de Pernambuco – Marcelo Renan Souza (GPCult/Fundarpe)
O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) – metodologia e aplicação – Giorge Bessoni (Antropólogo – Iphan-PE)
Inventários do Maracatu Nação, Maracatu de Baque Solto e Cavalo-Marinho
• Prof. Drª. Beatriz Brusantin (UNICAP) – Coordenadora do INRC do Cavalo-Marinho
• Prof. Drª Isabel Guillen (UFPE) – Coordenadora do INRC do Maracatu Nação
• Drª Maria Alice Amorim – Coordenadora do INRC do Maracatu de Baque Solto
Maracatu Nação, Maracatu de Baque Solto e Cavalo-Marinho
• Fábio de Souza Sotero – Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (AMANPE)
• Manoelzinho Salustiano – Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS-PE)
• Mestre Grimário – Cavalo Marinho Boi Pintado
Serviço:
Caixa Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife
Mais informações: (81) 3184-3068
Inscrições gratuitas e limitadas: patrimonioimaterial@gmail.com (GPCult/Fundarpe)
Confira abaixo link do vídeo de candidatura do Cavalo-Marinho ao título de Patrimônio Cultural, do qual a professora Beatriz Brusantin foi roteirista, além de ter auxiliado na produção.