Coordenador do curso de Filosofia lança livro na Unisinos

vro do professor canadense Martin Thibodeau intitulado "Hegel e a tragédia grega"O coordenador do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco, Prof. Dr. Danilo Vaz Curado, vai lançar, no dia 30 de outubro, na Unisinos, em São Leopoldo (RS), o livro do professor canadense Martin Thibodeau intitulado “Hegel e a tragédia grega”, do qual é tradutor juntamente com o professor Agemir Bavaresco. A obra está sendo publicada pela É Realizações.

O lançamento ocorrerá dentro da programação do 8º Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira, que tem início no dia 28 e prossegue até o dia 30.

Durante o evento, o professor Danilo também proferirá a conferência “É possível ler a lógica sem a metafísica? Uma crítica a  Pirmin Stekeler-Weithofer”. A apresentação está programada para o dia 28.

Sobre o livro

Por que Hegel foi conduzido durante toda a elaboração de seu sistema filosófico – ao mesmo tempo que Schelling e Hölderlin – a se interrogar a respeito do sentido da tragédia grega que conheceu o apogeu no século V antes de Cristo?

Este livro se propõe a demonstrar que a interrogação hegeliana sobre as obras de Ésquilo, Sófocles e Eurípides é estreitamente ligada ao projeto de radicalização e de suprassunção (superação dialética, que preserva algo do que foi superado) de parte do kantismo. Vincula-se, sobretudo, à defesa da tese segundo a qual o pensamento hegeliano da tragédia – em que o homem aparece ao mesmo tempo como estranho, inquietante, monstruoso e maravilhoso – incide naquilo que se pode chamar de destino da política. Pensar o sentido da tragédia, pensar o sentido dos conflitos ou das colisões nas quais ela consiste é pensar no que foi a política, no que ela se tornou na história e no que ela é no mundo moderno, que Hegel afirma ser “um tempo de gestação e transição” no “trabalho de sua própria transformação” e em vista de sua própria reconciliação.

Sobre o autor
Professor na Université Saint-Paul University e na Bishop’s University e pesquisador convidado na New School for Social Research, realizou seu mestrado com uma dissertação sobre a estética em Theodor Adorno – cuja versão em livro recebeu em 2009 uma menção honrosa do Canadian Philosophical Association Biennial Book Prize – e doutorou-se com uma tese sobre o lugar da tragédia grega no pensamento de G.W.F. Hegel. Atualmente, pesquisa a ética e a política hegelianas e a filosofia da religião alemã pós-kantiana. Também possui formação como músico e musicólogo.

Garanta o seu exemplar: http://goo.gl/CQiqwg