Coordenador do Congresso Mundial das Universidades Católicas visita a Unicap

O coordenador da organização do Congresso Mundial das Universidades Católicas (CMUC), professor Carlos Frederico Barbosa, da PUC-MG, visitou a Unicap nesta quarta-feira (27). Pela manhã, ele participou de uma reunião com o presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc) e Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. À tarde, ele divulgou o congresso junto a estudantes dos cursos de Filosofia e Teologia.

O CMUC vai acontecer entre os próximos dias 18 e 21 de julho no campus da PUC-MG. Trata-se de um dos eventos preparatórios para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ocorrer entre 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro. O CMUC está organizado em quatro eixos temáticos: Fé e crise de sentido; Espiritualidade e Comunicação: lócus de construção do humano; Família, Afetividade e Sexualidade: desafios para um amor integral; e Universidade, Cultura da Paz e Protagonismo Juvenil.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.cmuc.pucminas.br. Para estudantes, membros de pastorais universitárias, religiosos e correlatos (não reitores ou docentes), as taxas custam R$ 90,00. Já para funcionários e docentes de universidades católicas, o valor é de R$ 250,00. Gestores pagam R$ 500,00. A previsão dos organizadores é de que o evento atraia uma média de 2.500 participantes.

A programação conta com oficinas, minicursos, fóruns, painéis, folders, experiências pastorais. Haverá também uma arena temática com exposição das instituições participantes. Os interessados em propor alguma atividade tem até 15 de abril para enviar o projeto. A conferência de encerramento será feita pelo presidente da Federação das Universidades Católicas (Fiuc) e Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens.

“A gente quer pensar o papel das universidades católicas nesse novo tempo, o que gera novos sentidos”, disse o professor Carlos Frederico. Ele salienta também que o CMUC é aberto a entidades pastorais e também a católicos que atuam em universidades públicas.

Reunião – Pela manhã, o professor Carlos Frederico se reuniu com representantes da Unicap para discutir como será a participação da Católica no CMUC. Participaram do encontro, além do Padre Rubens, o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne;  o coordenador do curso de Teologia e diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professor Degislando Nóbrega; o coordenador do curso de Filosofia, professor Danilo Vaz; representando o Instituto Humanitas Unicap, a professora Maria Abrão; e o produtor audiovisual, Luca Pacheco, representando a Assessoria de Comunicação Social da Unicap.