Boletim Unicap

Coordenador da Agência de Publicidade da Católica participa de encontro nos Estados Unidos

O coordneador da Agência Experimental de Publicidade da Católica, professor Fernando Fontanella, viaja aos Estados Unidos no final de abril para participar do segundo ROFLCon, encontro que discute cultura na internet. O evento promove uma troca de ideias entre pessoas que se tornaram conhecdias através da rede.

Se no passado os jingles publicitários do rádio e da TV não desgrudavam da memória das pessoas, hoje eles foram substituídos por vídeos e personagens da internet. Quem nunca viu no youtube uma daquelas gafes de celebridades, comentadas à exaustão pelas ruas? Entre os internautas, essas ideias que surgem na rede e se multiplicam tão rápido quanto os vírus são chamadas de memes.

Fontanella, que trabalha numa pesquisa de doutorado sobre os memes no Brasil, participa do ROFLCon pela primeira vez, e está entusiasmado com o fato do evento unir os produtores dos memes com pesquisadores que estudam essas ideias. “O evento é interessante porque, além de pesquisadores da área, ele reúne pessoas que participaram desses fenômenos da internet”. O professor vê no ROFLcon a posibilidade de realizar uma rede de contatos com pessoas que se dedicam aos mesmos temas que ele.

O encontro não tem a formalidade dos grandes congressos acadêmicos, sendo organizado por jovens que desejam discutir como e por que os memes funcionam. O bom humor é uma característica do evento, o que pode ser notado no site http://roflcon.org. Apear da informalidade, a reunião acontece no Massachussets Institute of Technology (MIT), em Cambridge, EUA, famoso por suas pesquisas no campo da tecnologia.

Entre os convidados deste ano está David DaVore, pai do garotinho que ficou famoso no youtube depois de um vídeo onde ele aparece desorientado após uma visita ao dentista. Outra presença é a da pesquisadora americana Danah Boyd, que estuda redes sociais.

O segundo ROFLCon acontece nos dias 30 de abril e 1º de maio, no MIT, em Cambridge, Estados Unidos.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário