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Convergência tecnológica é tema de painel na 13º ENPJ

A programação do 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo teve início na manhã desta sexta-feira (23), no auditório G2 da Católica, com o painel sobre “O ensino de jornalismo e a convergência tecnológica: O jornalismo e a tecnologia multimídia como conteúdo e como ferramenta pedagógica”. A mesa foi mediada pelo jornalista, mestre em Ciência Política e doutor em Comunicação Juliano Carvalho.

Iniciando o painel, a jornalista e doutora em multimeios Mirna Tonus apresentou o tema de modo bastante didático fazendo associações da tecnologia com as novas habilidades, onde levantou o aspecto de que cada pessoa sempre terá um modo mais prático que a outra. Depois, trouxe o aspecto dos novos conhecimentos. Mirna, de maneira simplificada nos fez perceber o quanto estamos em aprendizado constante, com construções de conhecimento se desenvolvendo a toda hora.

Ela elaborou um plano denominado “Meio – Fim”. Sendo, o Meio o conteúdo pedagógico e o Fim o conteúdo final. Neste Fim, temos como resultado o texto, o vídeo, o áudio até chegar à web.

Em seguida, o jornalista, mestre e doutor em Jornalismo Elias Machado fez uma discussão sobre cinco teses equivocadas sobre a convergência. A primeira tese afirma que: “A convergência tem pouca importância porque atende apenas uma demanda das corporações para reduzir custos”. Para Machado, essa tese desconsidera causas profundas do fenômeno como a reestruração do sistema econômico, mudança dos hábitos de acesso às informações das pessoas e a universalização.

Na segunda tese, será afirmado que: “A convergência deve ser incorporada como uma disciplina a mais nas grades curriculares”. Neste caso, ao invés de se resolver, cria-se mais um problema.

Na terceira tese, o duplo reducionismo fica evidente: “O ensino de convergência necessita centrar-se nos aspectos tecnológicos em detrimento dos conceituais”. Na quarta tese, é mostrado que no lugar de melhorar a prática jornalística, os atuais profissionais apenas criticam os trabalhos e programas. “ A consolidação da convergência jornalística depende apenas dos estudos conceituais sobre o fenômeno”.

E a última tese diz que: “O fator cultural tem pouca importância para a generalização da convergência jornalística”. O ensino da convergência jornalística confirma a regra de que pouquíssimas vezes os fatores culturais são antípodas.

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