Convento São Félix de Cantalice no Pina recebe doações de jovens juristas

O 3º Encontro de Jovens Juristas, evento internacional realizado na Universidade Católica de Pernambuco em maio, reuniu um grande número de pessoas. Foram cerca de 500 inscritos, dentre professores, estudantes, juristas e representantes de oito países estrangeiros, que vivenciaram a excelência no conhecimento jurídico.

O evento também deixou um exemplo de solidariedade humana para a sociedade, arrecadando entre os participantes, aproximadamente 100 quilos de alimentos não-perecíveis, para serem doados a instituições beneficentes do Recife. Os mantimentos foram entregues pela comissão organizadora do evento ao Convento São Felix de Cantalice, no Pina.

Agradecido pela iniciativa e o engajamento de todos os organizadores, e dos estudantes do curso de Direito da Unicap, o Frade Lamarque Francisco dos Santos reconheceu a doação dos alimentos como um ato cristão que vai beneficiar uma parte das famílias do Pina, atendidas pelas ações sociais do Convento Capuchinho.

De acordo com o religioso, o convento onde está o túmulo de Frei Damião também oferece apoio cultural aos jovens da comunidade, que participam de um maracatu, e são acompanhados de perto pelo Frei Alexandre. O religioso ainda falou da grande satisfação em poder contar com doação de suprimentos, e disse ser comum as pessoas da localidade irem diariamente em busca de alimentar-se, sobretudo espiritualmente.

De acordo com a coordenadora de Eventos Acadêmicos da Unicap, Elisa Barreto, o caráter solidário do 3º Encontro de Jovens Juristas, vem acontecendo com frequência na Universidade. “Eu acho que quem doa acaba dizendo assim: Isso está sendo bacana, porque eu estou indo buscar conhecimento da área que eu preciso, que é a área de direito, mas ao mesmo tempo eu estou contribuindo para melhorar a qualidade de vida de alguém”. Ainda, segundo Elisa, a Universidade, por ser uma instituição comunitária, tem esse compromisso com todos que precisam.

Segundo a professora do curso de Direito da Unicap Vanessa Pedroso, o expressivo número de jovens no encontro deveu-se à discussão sobre a Reforma da Previdência, proposta pelo Governo Bolsonaro. Ainda segundo a jurista, o público que esteve presente foi composto por pessoas de todas as idades preocupadas com o atual cenário de precarização do trabalho, da aposentadoria no Brasil e do trabalhador latino-americano.

Para o professor de Direito da Católica e coordenador da delegação brasileira de Jovens Juristas, Fábio Túlio Barroso, a entrega dos alimentos representa o encerramento do encontro cientifico diretamente relacionado à cidadania, com atenção especial ao cumprimento dos direitos humanos.