Contação de Histórias é tema de oficina na 13ª Semana de Integração da Unicap

Por Fiamma Lira

MAGICO

Entre as diversas atividades da 13ª Semana da Integração da Unicap, a oficina Contação de História, para quê? Como fazer? foi voltada para estudantes e professores, especialmente do curso de Pedagogia. A oficina foi ministrada pela professora Gizelia Almeida (Pedagogia) e pelo professor Robson Teles (Letras) e teve como objetivo fortalecer e redimensionar as possibilidades de contação de histórias para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A ideia do evento surgiu das disciplinas de Alfabetização e Letramento e Currículo e Ensino da Língua Portuguesa, ambas do curso de Pedagogia. Entre as atividades realizadas durante a oficina estava uma “performance” feita por três alunas do 4ºperíodo de Pedagogia da Católica. No final, os participantes, estudantes e professores se juntaram numa roda para construir o final da história e fazer reflexões sobre o conhecimento adquirido naquele momento.

Deivisson Andrade, de 19 anos, aluno do segundo período do curso de Letras da Unicap, soube do evento através de e-mail e divulgação da Universidade. “Esse tipo de atividade é de suma importância para quem quer ser professor, além de ser bastante interessante e dinâmica”, afirma Deivisson.

A aluna de Pedagogia Camila Neves, de 21anos, tomou conhecimento da oficina através do site da Católica. O que a motivou a participar foi o fato de ser uma contadora de histórias e deseja aprender sempre mais e aperfeiçoar o seu trabalho. “A oficina foi muito boa, bem dinâmica, gostei bastante”, elogia.