Consórcio Pernambuco Universitas analisa proposta de intercâmbio estudantil local como alternativa para enfrentar a crise causada pelo novo coronavírus
|Estudantes das universidades públicas pernambucanas poderão cursar disciplinas ou até mesmo a carga horária do semestre 2020.2 no ambiente de aulas remotas da Unicap. A proposta foi apresentada pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, durante entrevista coletiva do Consórcio Pernambuco Universitas, que reúne instituições de ensino superior do estado. O pronunciamento aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (28) e foi transmitido pelo Youtube da UFPE.
“As universidades do Consórcio Pernambuco Universitas não param de buscar formas de superação da crise provocada pelo novo Coronavírus, multiplicando as pesquisas e as ações solidárias, mas também com propostas e alternativas para minimizar prejuízos acadêmicos”, disse Padre Pedro. A proposta de intercâmbio estudantil como forma de minimizar os prejuízos acadêmicos causados pela pandemia está sendo analisada pelas instâncias competentes de cada uma das universidades.
A ideia se baseia na Lei de Intercâmbio Estudantil, que permite os universitários realizar um intercâmbio em qualquer outra universidade do estado ou de outro país. De acordo com Padre Pedro, as universidades podem encaminhar estudantes de qualquer curso que tenha disponibilidade de vagas na Unicap, desde que eles não sejam dos dois primeiros nem dos dois últimos períodos, conforme estabelece a lei.
“O aluno que for encaminhado das universidades públicas receberá o mesmo tratamento do aluno Católica. Por exemplo, se ele for cotista, ele vai ter o mesmo tratamento de um estudante do Prouni. O princípio vai ser o da equivalência acadêmica e econômica”, explicou Padre Pedro.
Ainda de acordo com o Reitor da Unicap, “todas as universidades estão oferecendo alternativas para minimizar as perdas dos estudantes neste momento de pandemia. Cada uma oferece o que pode, dentro das suas possibilidades”.