Consciência Negra é tema de Concurso de Fotografia e Vídeo

Por Maria Clara Ferreira

Até o dia 15 de novembro, fotos e/ou vídeos autorais que celebrem o tema ‘Consciência Negra’, enviados para o e-mail fotografia.unicap@gmail.com, podem concorrer à premiação de duas impressões Fine Art (tamanho A2) de seu trabalho, além da publicação na revista UnicaPhoto 2021.1. Para participar, basta ser cidadão brasileiro, maior de 18 anos e residente no país.

“Não podemos nos silenciar diante do racismo. Precisamos cultivar a democracia e o respeito ao ser humano. Combater o preconceito e a violência”, afirma a coordenadora do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, professora Renata Victor, sobre o assunto escolhido. Ela lembra ainda que esta graduação tem o objetivo de formar “profissionais éticos, inovadores, atentos às novas tecnologias e sobretudo comprometidos com o bem social e ambiental”.

O Concurso de Fotografia e Vídeo estabelece como exigências para o material concorrente ao prêmio que as imagens entregues sejam no formato 2.400 px de largura, para fotos horizontais, ou 2.400 px de altura, para as verticais, ambas com resolução de 6MB em JPG. Já os vídeos, devem ter até 60 segundos, sem contar com os créditos, em formato de MP4 ou AVI. Cada participante tem direito a inscrever apenas três fotos e um vídeo. No e-mail enviado também será necessário informar nome completo, endereço, telefone e título da obra, sendo este último o mesmo a nomear o arquivo.

A votação ocorrerá entre os dias 17 e 20 de novembro, no Facebook do curso de Fotografia da universidade (www.fb.com/fotografiaunicap). Duas imagens e dois vídeos vencedores serão escolhidos tanto através do número de curtidas na página, quanto pelo júri técnico de professores e profissionais. O resultado será divulgado no dia 26 do mesmo mês, no site www.unicap.br/galeria. “Hoje, as pessoas são íntimas da fotografia mais do que nunca”, pontua a coordenadora, enfatizando que “mesmo aqueles que não dominam muito a técnica da fotografia” podem participar.