Congresso Pernambucano de Empreendedorismo será realizado em abril

Com informações da Assessoria de Imprensa do evento

O segundo Congresso Pernambucano de Empreendedorismo: Jovens e Empreendedores (CPEJE), que acontece no dias 16 e 17 de abril, no teatro da UFPE, abre as inscrições. Custando R$ 35,00 (estudante) e R$ 50,00 (profissional), até o dia 15 de março, elas podem ser realizadas através do www.cpeje.com.br. Com organização da Guia de Ação, em parceria com a Stand Service, esta edição traz como tema os “Leões do Norte. Líderes e guerreiros, quando o comportamento empreendedor se torna um diferencial competitivo”.

A proposta de resgatar e interligar a cultura pernambucana com a empreendedora. O diretor executivo da Guia de Ação, Marcos Rodrigues, conta que a escolha do tema central se deu pelo fato do estado ter vários exemplos ao longo da sua história de comportamento empreendedor, liderança, ousadia e atitudes de heróis nacionais que marcaram não as fronteiras pernambucanas, mas de todo o país. “São personagens que são pouco lembrados e citados aqui, mas foram verdadeiros revolucionários, como Duarte Coelho, Rui Barbosa e Mauricio de Nassau”, afima Rodrigues.

Com essa temática, o CPEJE coloca em discussão o empreendedorismo voltado para jovens empresários e debate o desafio da empregabilidade, promovendo a integração entre os estudantes de todos os cursos universitários. Assim, o debate é também para ampliar sobre a necessidade de uma educação empreendedora. “Ela não deve se restringir aos alunos de administração ou tecnologia,  como acontece  na maioria das Instituições de Ensino Superior, mas para todos os cursos universitários e alunos secundaristas”, explica o diretor.

Ele completa abordando que o ideal é despertar desde cedo no jovem o espírito empreendedor, o que favorece um olhar diferenciado sobre o social.  Além disso, o congresso pretende mostrar que abrir seu próprio negócio pode ser uma alternativa viável para sair do desemprego, desde que esteja capacitado. A inovação em qualquer área de atuação, células acadêmicas empreendedoras, a importância do network dos jovens empreendedores para o futuro, sustentabilidade e educação financeira serão outros assuntos discutidos no evento.

“Cansamos de não encontrar educação financeira de qualidade nas faculdades e educação política nem se fala. Este congresso é um resgate ao comportamento empreendedor que marcou época em Pernambuco e no Brasil. Que esses heróis e fatos históricos possam servir de exemplo para a superação das demandas atuais”, conclui. Os participantes recebem ao final do CPEJE certificado de 20h/aula e tem acesso às festas realizadas pela comissão organizadora.

PALESTRANTES – Entre os nomes confirmados, estão: o músico e pedagogo Silvério Pessoa; o professor do CIN da UFPE Sílvio Meira; o diretor da E.life, Alessandro Barbosa Lima; o professor doutor em Ciências da Computação Genésio da Cruz Neto; o diretor da Guia de Ação, Marcos Rodrigues; o mestre em Administração de Empresas Marco Túlio Rodrigues, da Myrá Tecnologia em Gestão Socioambiental; o estudante Rodrigo Solano, gerente Comercial do Grupo Ser Educacional; o administrador Wesley Barbosa, executivo global da Happy Elements;  o professor doutor em Finanças Pierre Lucena; o professor doutor em Ciências da Educação Alex Sandro Gomes; o designer Ghustavo Távora; o professor e administrador Raniere Rodrigues.

SERVIÇO | II CPEJEQuando: 16 e 17 de abril de 2011.
Local: Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE.
Inscrições: estudante: R$ 35,00; profissional: R$ 50,00 (valor promocional até 15/03).
Informações: www.cpeje.com.br / @cpeje