Conferência do Superior Geral dos Jesuítas marca abertura da 15ª Semana de Integração e do Jubileu de Diamante da Unicap

Fotos Niedja Dias

A abertura da 15ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade foi marcada pela conferência do Superior Geral dos Jesuítas, Padre Arturo Sosa. A ocasião representou ainda outro momento histórico para a Unicap: o início das comemorações pelo Jubileu de Diamante que será celebrado em 2018. Padre Arturo proferiu palestra intitulada Missão de uma Universidade Jesuíta na Democratização da Sociedade .

Padre Arturo é Doutor em Ciências Políticas, foi Reitor da Universidade da Venezuela, Provincial daquele país e responsável pelas Casas Romanas. Foi eleito na Congregação Geral dos Jesuítas em 2016, sendo o primeiro não europeu assumir o cargo de Superior Geral da Companhia de Jesus.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo Assistente Geral para América Latina Meridional, Padre Cláudio Paul; pelo Provincial dos Jesuítas do Brasil, Padre João Renato Eidt; pelo Superior da Plataforma Nordeste 2, Padre Alexandre de Souza; e pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens que fez a acolhida pouco antes da conferência. Houve ainda a exibição de um vídeo institucional apresentando a Unicap e o momento cultural ficou a cargo de um dueto de Percy Marques (violão), do MPB Unicap, e do Mestre Corisco que tocou berimbau.

Presentes – Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi quando diretores de cada um dos cinco centros acadêmicos que formam a Unicap, acompanhados de alunos, entregaram presentes ao Superior Geral. O diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Prof. Dr. Degislando Nóbrega, entregou a Asa Branca que simboliza os primeiros cursos do projeto universitário que deu origem à Unicap.

A diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Profª Drª Maria Luiza Ramos, o presenteou com a Cátedra Dom Helder Camara. Trata-se de um documento escrito pelo próprio Dom Helder no qual ele conta o sonho que teve com o Papa João XXIII. Na visão, o Pontífice pedia a Dom Helder que desse um recado aos jesuítas de que promovessem a renovação dos votos da vida religiosa.

Quem representou o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) foi a Profª Drª Andrea Câmara. Ela entregou uma cópia do Plano Centro Cidadão com propostas de humanização do campus da Unicap. Já o diretor do Centro de Ciências Sociais (CCS), Prof. Dr. Silas Pacheco, entregou simbolicamente óculos de realidade virtual que apresenta o campus em tecnologia 3D. O dispositivo foi desenvolvido pela Agência Combogó do curso superior tecnológico de Jogos Digitais.

Já o Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS), representado pelo diretor Prof. Dr. Luiz Vital, entregou um mini-estandarte com o escudo do curso de Medicina desenhado pelos próprios alunos. Ao final, representando os funcionários, o marceneiro Edson Ferreira entregou uma réplica da cruz peitoral de madeira de Dom Helder, um dos ícones da Capela.