Concurso da Fasa contempla dez alunos da Unicap com bolsas culturais

Por Carolina Oliveira

Através de uma iniciativa da Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa), dez alunos da Unicap viram seus projetos transformarem-se em verdadeiro incentivo cultural. É que os quatro projetos selecionados renderam aos dez estudantes dos cursos de História, Jornalismo, Direito, Letras e Filosofia uma bolsa cultural de R$ 2.600,00. A temática variou entre Teatro, Artes Plásticas e Música, Gastronomia e Poesia.

O projeto “Teatro Novo de Novo: vivendo as artes cênicas no campus universitário” nasceu para os alunos Felipe Alves, Alan Galvão, Maísa Moura e Rodrigo Mendonça através do envolvimento com o grupo teatral Poetas Vivos. Estudantes do 7º período de Licenciatura em História, os integrantes do grupo levaram ao papel as ideias nutridas desde quando começaram a atuar: “Somos um grupo amador. Para arquitetar o projeto, nos inspiramos na ideia de formar um grupo oficial de teatro para a universidade. Daí vem o nome do grupo, que remete ao desejo de trazer à tona um grupo teatral”.

Os alunos Alan Galvão, Maísa Moura, Manoella Balbino e Daniel Simões.

Ela cursa o 5º período de Jornalismo. Ele, o 4º do curso de Direito. Juntos, Manoella Balbino e Daniel Simões inscreveram-se no concurso cultural da Fasa com o projeto “Recife e Olinda: duas cidades, muitos sabores”. Inspirados em um vídeo de trinta segundos que conta a experiência de dois viajantes, os estudantes desenvolveram o projeto: “Baseados nesse vídeo, quisemos fazer algo que retratasse a gastronomia do Recife e Olinda, porque existem muitos sabores que as pessoas que moram aqui não conhecem. Esperamos que nosso vídeo possa incentivar a busca dos pernambucanos aos sabores de nossa terra”, explicou a futura jornalista, que verá seu vídeo em exposição que vai acontecer em junho deste ano, na Unicap.

Formado pelos alunos Sérgio Romualdo, de Filosofia, e Suzana Amorim, de Licenciatura em História, o Grupo Experimental Jurema Preta mostrou em seu projeto que música e artes plásticas podem apresentar uma forte ligação. “O objetivo do projeto é fazer a fusão das artes plásticas com a música, tendo em vista que tanto a música pode influenciar as produções nas artes plásticas, como as artes plásticas podem influenciar a composição da música. Exercemos o conceito da busca pela experiência, sentindo diversos tons e ritmos”, ressalta Sérgio. O nome do projeto remete a uma herança dos indígenas: “Há, em nosso trabalho, um resgate a uma das culturas que fundamentou nosso povo. A Jurema Preta é uma árvore indígena”.

Acima, Sérgio Romualdo e Suzana Amorim, do Grupo Experimental Jurema Preta.

Com o tema “Poesia no Jardim”, os alunos André Camilo e Wagner Francisco, do curso de Letras, foram contemplados com a bolsa oferecida pela Fasa. A dupla defendeu em seu projeto que poesia e jardim devem se encontrar na esfera acadêmica, gerando um momento de cultura e lazer. “O projeto se justifica na medida em que pode se transformar em elemento de divulgação dos novos e renovados valores do universo literário atual pernambucano, oferecendo a oportunidade de reconhecimento da obra produzida pelo/as poetas do nosso estado dentro do campus da Unicap”, afirmam.