Concluintes dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental defendem suas monografias

Fotos: Tifanny Valente

A manhã desta segunda-feira (28) foi de sentimento de dever cumprido para os alunos concluintes dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco. Sob a supervisão do Prof. Dr. Wagner Eustáquio Vasconcelos, com o apoio da Profa. DrªGalba Takaki, coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais da Católica, eles apresentaram no auditório do bloco J da Universidade a defesa de suas monografias de conclusão do curso.

Os projetos apresentados são referentes a trabalhos de pesquisas iniciados dentro das empresas nas quais esses alunos trabalham e que não tinham uma solução. Aproveitando esta situação, eles optaram por trazer os problemas encontrados para serem analisados academicamente na Universidade, sob o auxílio de professores da área das engenharias química e ambiental.

Após serem feitas as análises das pesquisas trazidas por eles, elas são transformadas em projeto acadêmico e por fim em uma monografia, as quais foram defendidas e apresentadas pelos futuros novos engenheiros químicos e ambientais.

Da esquerda para direita da foto: Profa.dra.Eliane Cardoso,Profa.Galba Takaki eMestre Antônio Cláudio Marques Afonso

“A minha principal função com esses alunos, dentro desta disciplina Química 1941, é o de orientá-los a como transformar uma ideia vinda da indústria para a academia, e tentar resolver o seu problema dentro do campus universitário, buscando soluções para o mesmo”, explica a professora Galba Takaki, acrescentando que  “nosso objetivo final com esses trabalhos é o de fortalecer a relação entre a Universidade e as empresas”.

Foram apresentados temas como O Desenvolvimento de um modelo computacional, para modelagem, simulação e controle de uma coluna de destilação, realizado pela aluna Danielly Novaes de Lima; O Balanço de Vapor vegetal do caldo-de-cana com proposta para instalação de cozedor a vácuo, defendido por Jonatas Tenório Santana; Modelagem e simulação de um reator CSTR em série condições dinâmicas e não lineares, apresentado por Diego Bruno Lima Angelo; Modelagem e simulação na economia de vapor utilizando purgadores termodinâmicos, de Hugo Raphael Reis de Oliveira; Projeto de diminuição do checking do biscoito maizena, defendido por Érika Soares Cyreno; e A aplicação do ciclo PDCA no aumento da deficiência de uma linha de produção de polibutadieno, apresentado por Renata Camila Lins Fraga. Cada apresentação durou 15 minutos, com mais 15 minutos para intervenções dos examinadores.

Prof.Dr. Wagner Eustáquio Vasconcelos - Supervisor das monografias apresentadas e presidente da banca examinadora

A banca examinadora foi presidida pelo Prof. Dr. Wagner Eustáquio Vasconcelos e pelos professores convidados: Profa.Dra. Eliane Cardoso de Vasconcelos, da Unicap; pelo doutorando da UFPE Antônio Cláudio Marques Afonso; e pelo Prof. Mestre pela UFPE, Hilário Jorge de Lima Filho.