Comunidade acadêmica da Unicap dá as boas-vindas ao Padre Geral dos Jesuítas

Após o pronunciamento no auditório G1, o Prepósito Geral da Companhia de Jesus, Padre Adolfo Nicolás, circulou pelo campus da Unicap, participando de momentos de interação com a comunidade acadêmica.

Sempre acompanhado pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e pelo Provincial do Brasil Nordeste, Padre Miguel Martins, Padre Nicolás foi bastante festejado e cumprimentado por alunos, funcionários e professores. Em várias ocasiões, ele atendeu os pedidos para tirar uma foto.

Geral Jesuítas - Foto Alex Costa (36)
Foto: Alex Costa

No hall do bloco A, o Padre Nicolás acompanhou a apresentação do grupo de capoeira Chapéu de Couro e do Projeto Horizonte. Entre os integrantes, muitos eram jovens com Síndrome de Down atendidos pela iniciativa da Católica.

PlacaLogo depois, as autoridades jesuítas e o público presente se dirigiram ao jardim do bloco B, onde está o túmulo do Padre Antônio dos Santos Abranches, fundador e primeiro diretor da Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras Manoel da Nóbrega, a primeira instituição de ensino superior jesuíta no Norte e Nordeste do Brasil, fundada em 1943.

Na ocasião, coduzida por Padre Pedro, funcionários que representam as instituições ligadas ao projeto da Unicap fizeram a entrega de flores que foram depositadas sobre o túmulo. A primeira foi a chefe do Departamento de Recursos Humanos da Universidade, Valdice Dantas, uma das colaboradoras mais antigas em atividade da Unicap. Ela trabalha e se dedica à obra desde os 13 anos de idade, tendo convivido com Padre Abranches.

fotoDepois, foi a vez da gerente executiva da Fundação que leva o nome do homenageado (Fasa), Maria Izabel Fernandes; seguida da coordenadora do grupo Horizonte do Movimento de Educação Popular Fé e Alegria, Fernanda Sougey; da vice-diretora do Liceu Nóbrega, Betânia Silva Cordeiro; e encerrando o momento, a secretaria da Reitoria da Unicap, Cristina Carvalho.

O Padre Geral dos Jesuítas também conheceu a obra de reforma da Capela e encerrou a programação oficial de sua visita no espaço cultural Padre Francisco Tavares Bragança, onde houve um momento de ação de graças. O local abrigou os primeiros cursos e a primeira biblioteca da Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras Manoel da Nóbrega.