Companhia de Jesus tem novo provincial, que irá conduzir a futura Província do Brasil

Padre João Renato Eidt, 51 anos, natural de Itapiranga (Santa Catarina), e reitor desde 2012 do Centro Interprovincial de Formação (CIF) Santo Inácio de Loyola,  em Belo Horizonte (Minas Gerais), é o jesuíta a quem a Companhia de Jesus confiou a missão de conduzir a futura Província do Brasil – BRA. A partir de 16 de novembro, a BRA terá uma nova estrutura administrativa em função da unificação das províncias. É nessa data também que o Pe. João Renato será nomeado e empossado oficialmente, após a leitura do decreto de criação da nova Província.

O religioso ingressou na Ordem em 1986, foi ordenado presbítero em 11 de julho de 1998, e fez seus últimos votos em 26 de maio de 2007. Além da formação própria da Companhia, fez mestrado em Counseling na Loyola University, em Chicago, Estados Unidos. Pe. João Renato também foi orientador espiritual do Juniorado Interprovincial Pe. Gabriel Malagrida, em João Pessoa (Paraíba), além de diretor do Centro de Espiritualidade de Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo (Rio Grande do Sul) e reitor do Filosofado São Francisco Xavier, em Belo Horizonte (Minas Gerais). A decisão de confiar ao jesuíta a missão de conduzir a futura Província BRA foi comunicada ao Pe. Carlos Palácio, atual provincial do Brasil, pelo padre Adolfo Nicolás, superior geral da Companhia de Jesus, em 3 de setembro.

Fundada no século XVI, a Companhia de Jesus organiza-se pelo mundo em “províncias”, que são estruturas administrativas que devem facilitar o acompanhamento da vida comum dos jesuítas e da missão que é confiada pela Igreja à Ordem religiosa. No Brasil, a Companhia de Jesus estava organizada em três províncias (Brasil Meridional, Brasil Centro-Leste e Brasil Nordeste) e uma região missionária (Brasil Amazônia).

Há seis anos, a Companhia de Jesus no Brasil vem se preparando para se organizar em uma só Província. Essa reestruturação administrativa visa maior articulação e mobilidade na missão da Ordem, respeitando e valorizando as singularidades regionais, mas, ao mesmo tempo, favorecendo justamente que essas singularidades estejam a serviço de todos.

Na nova configuração da Companhia de Jesus no Brasil, cujo estatuto já foi aprovado pelo superior geral, Pe. Adolfo Nicolás, a divisão em diversas províncias deixa de existir. Na nova estrutura, o provincial será auxiliado por uma equipe de colaboradores imediatos e dez superiores – sendo três ligados às casas de formação, e sete responsáveis pelo acompanhamento da vida e da missão dos jesuítas nas chamadas “Plataformas Apostólicas”, configuradas em Amazônia, Centro-Oeste, Nordeste 1, Nordeste 2, Leste, Sul 1 e Sul 2.

A Companhia de Jesus já viveu processo de reestruturação semelhante ao brasileiro em outros países, nos últimos anos. Na América do Sul, as províncias da Argentina e do Uruguai foram unificadas em uma só. Outro exemplo de unificação surge na Espanha, onde a Companhia de Jesus era dividida por regiões, como a Catalunha e o País Basco.

A Companhia de Jesus

Ordem religiosa católica, a Companhia de Jesus foi fundada na Europa, na metade do século XVI, por Inácio de Loyola e seus nove companheiros. Esse grupo internacional de jovens era formado em “humanidades”, espiritualidade e teologia. Ainda hoje, os jesuítas recebem uma sólida formação espiritual e intelectual, para melhor se colocarem a serviço de Jesus Cristo, na Igreja e no mundo.

Atualmente, a Companhia está presente em mais de 130 países e tem em sua estrutura centros educacionais, sociais e de formação. Por exemplo, a Rede Jesuíta de Educação, uma das maiores do mundo com mais de 180 colégios, 200 universidades e faculdades. A Ordem conta também com mais de 2.700 centros de Educação Popular Fé e Alegria, que juntos beneficiam mais de 3 milhões de pessoas oferecendo um ensino de qualidade, formando homens e mulheres para os demais.