Começaram as aulas do Doutorado em Ciências da Religião

CYMERA_20150323_092425“É um ato simples, mas de um significado histórico para a Universidade”. Assim definiu o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, ao dar as boas-vindas aos alunos do Doutorado em Ciências da Religião durante a aula inaugural que aconteceu na tarde de hoje (23) no anfiteatro do bloco G4.

IMG_7819

Quem também esteve presente neste momento histórico foi o Pró-reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas Unicap (IHU), Padre Lúcio Flávio. “O Humanitas é um espaço para o diálogo entre as Ciências da Religião e a Teologia. Os conhecimentos hoje estão integralizados e o IHU está a disposição para este diálogo”.

A aula foi marcada pela conferência intitulada Como as Ciências da Religião podem ser aplicadas ao Ensino Religioso, proferida pelo Prof. Dr. da PUC-PR Sérgio Junqueira. O coordenador do Doutorado em Ciências da Religião da Unicap, Prof. Dr. Newton Darwin Cabral, preparou uma dinâmica diferente para aula. Ele montou uma mesa formada pelo vice-coordenador José Tadeu Batista e a professora Sylvana Maria Brandão para debater com o palestrante.

IMG_7828

IMG_7830Junqueira mostrou um panorama histórico do paralelo entre o Ensino Religioso e as Ciências da Religião. O ponto de partida foi o século XVIII no então Império Austro Húngaro. “Foi quando o Estado assumiu o controle  das escolas. A imperatriz Maria Teresa implementou o Ensino Religioso baseado na catequese”.

Os slides mostrados pelo professor da PUC-PR mostraram a evolução desta área do conhecimento não só no mundo, mas também no Brasil até se consolidar como Ciências da Religião já no seculo XX (veja abaixo na galeria de imagens).

Ele relatou uma experiência da Escola Municipal Prof.ª Cecília Maria Westphalen, em Curitiba. O projeto Tradições Religiosas e Alteridade se utiliza da técnica do ‘estudo do meio’, que consiste numa pré-aula, visita in loco e pós-aula com troca de conhecimento entre as turmas e a família.

“Os alunos e professores vão aos mais diferentes templos religiosos. Os próprios líderes religiosos recebem uma instrução de como receber essas crianças”, disse Junqueira. Ele destacou também como esta iniciativa aproxima a escola da universidade no Ensino Religioso. “Nesse projeto de aprimoramento de docência há bolsas em que o professor da escola é acompanhado por um professor doutor”.

Junqueira concluiu a sua explanação ressaltando que o campo das Ciências da Religião, apesar de consolidado, “ainda apresenta muitos questionamentos”.