Começa o XVII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica

Chico e Júnior Teles

A abertura do XVII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica, nesta terça-feira (25), proporcionou aos presentes no auditório G1 da Universidade Católica um momento agradável, ao som da Música Popular Brasileira, tocada pelos alunos Chico, do curso de Letras, no vocal, e Júnior Teles, de Publicidade, na percussão. O evento contou ainda com a presença da professora Zélia Granja Porto, que ministrou a palestra sobre “Políticas públicas de formação de professores”.

A palestra se desenrolou acerca da valorização e da profissionalização dos docentes, onde a professora Zélia frisou que a mesma precisa ser debatida com a sociedade.  “O debate precisa acontecer para que tome a dimensão de uma política de sociedade de forma a possibilitar a construção de uma escola pública de qualidade para todos, como direito social”, afirmou.

Zélia ainda falou sobre alguns desafios a ser enfrentados, como o reconhecimento social da profissão e a valorização da mesma, mas, para que isso aconteça, é preciso agilidade na elaboração de programas de formação de professores e de planos de cargos e carreiras. A exemplo do Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009, que institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e que dá relevância à importância do docente no processo educativo e de sua valorização profissional.