Começa o minicurso sobre a história da África

Por Luana Pimentel

Teve início na manhã desta terça-feira (06) o curso de extensão  “História da África: um olhar antes da Copa do Mundo, na África do Sul”, ministrado pela antropóloga e professora da Unicap Zuleica Dantas Pereira Campos. As aulas são voltadas, principalmente, para jornalistas e alunos de Jornalismo.

O curso tem como pretensão desconstruir a ideia de que a África é um continente monolítico em que só existe pobreza. Mas como? A partir de um estudo sobre a contemporaneidade do continente. A disciplina de história da África não vai apenas retirar ideias pré-concebidas e generalizadas dos alunos, como também vai formar cidadãos mais engajados e informados nas grandes discussões internacionais.

O conteúdo programático previsto pela professora Zuleica para as aulas foi dividido em quatro temas principais. A Ideia da África e dos africanos (Representações); A conquista da África e o sistema colonial africano; A África lusófona; e a África do Sul e as lutas étnicas.

O tema será trabalhado através de aulas expositivas e interativas que provoquem discussões em torno do conteúdo trabalhado. A professora também vai compartilhar pesquisas e seminários, exibir filmes e levar textos para provocar a participação dos alunos.

O curso de História da África faz parte do programa Universidade Não Tem Idade, da Pró-reitoria Comunitária, e conta com a parceria do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco. Ele está sendo realizado no auditório do CTCH, no 1º andar do bloco B, das 9h às 12h, durante os dias 06, 13, 20 e 27 de abril. As aulas já começaram, mas os interessados ainda podem se inscrever até o dia 13/04 no site http://www.unicap.br/NaoTemIdade/. O valor é de R$ 50 . Não perca tempo, as 30 vagas do curso já estão quase preenchidas!