Começa o II Seminário Biodiesel

Teve início, na manhã desta segunda-feira (3), o II Seminário Biodiesel – Fonte de energia das oleaginosas em Pernambuco, que está sendo realizado pela Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (Apca). A Universidade Católica de Pernambuco é uma das instituições de ensino superior do Recife que apoia o evento.

A mesa de abertura do seminário contou com a presença do presidente da Apca, Eudes de Souza Leão Pinto; o Vice-Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Reginaldo Barros; o secretário de Produção e Agroenergia, Manoel  Bertone; o diretor de Programas da Capes e presidente de honra do seminário, Emídio Cantídio de Oliveira Filho, além de representantes da Embrapa, Chesf e órgãos ligados à agronomia, agricultura e engenharia de alguns estados do país, sobretudo de Pernambuco.

A execução do Hino Nacional do Brasil marcou o início da solenidade.  Logo após, o anfitrião Eudes Pinto, deu às boas-vindas aos presentes e falou da importância do seminário, além de ter dedicado à abertura ao pau-brasil, que é por ele considerado como sendo a primeira riqueza natural encontrada em solo brasileiro. “Estamos seguros de que os convidados terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos científicos e tecnológicos além de trazer contribuições para o desenvolvimento econômico do Brasil. Na medida em que as reservas petrolíferas estão reduzindo, o mundo busca alternativas. O Brasil é um país rico em oleaginosas e é, a partir delas, e de gorduras de origem animal que estamos objetivando a criação de matérias-primas para produção de biodiesel”, afirmou Eudes.

O seminário não é apenas destinado a profissionais interessados em descobrir mais sobre essa alternativa energética que a Apca propõe. Estudantes, professores e funcionários de empresas do setor de biocombustíveis, entre outros, também podem participar do evento. Conferências, painéis e debates serão realizados por convidados como o professor da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), Donato Aranda, o coordenador do Programa de Biodiesel da Petrobras, Ulisses Soares, e o assessor da Casa Civil nas áreas de Energia e Biocombustíveis, José Honório Accarini. Temas como crédito de carbono, financiamento para a produção de biodiesel e energia eólica vão ser discutidos.

O II Seminário Biodiesel começou às 9h desta segunda-feira e se entenderá até as 18h desta terça-feira (4) no Mar Hotel, em Boa Viagem.  Mais informações podem ser encontradas no site da Apca.