Começa o 6° Encontro Docente e 8° Fórum dos Funcionários da Unicap

Abraços, conversas e risos.  Foi em um clima de total descontração que professores e funcionários da Unicap participaram da abertura do 6° Encontro Docente e 8° Fórum dos Funcionários da instituição. Por volta das 8h, boa parte do corpo docente e funcionários da Católica se reencontrou no auditório G2 da Universidade, depois do período de férias.

Antes da abertura oficial, que estava programada para começar às 8h30, houve tempo para uma sessão de fotografia do lado de fora do cenário da cerimônia. Uma curta fila indiana se formou para que os interessados pudessem tirar uma foto de lembrança do momento. O pouco tempo de espera na fila passou ainda mais rápido por causa das  conversas descontraídas que ganharam o espaço do evento.

Os professores e funcionários que chegavam ao ponto de encontro ganhavam  um folheto com a programação completa do evento. Assim, puderam se programar para as oficinas que iam complementar o primeiro dia do evento.

MÚSICA AO VIVO PRA ABRIR O ENCONTRO

O clima de reencontro que tomou conta das dependências da Universidade foi premiado com uma apresentação ao vivo e entusiasmada. Naquela altura do campeonato, as músicas que foram apresentadas só fizeram aumentar a sensação de festa que tomou conta do corpo docente e funcionários da instituição. A exibição antecedeu o discurso de abertura, que seria proferido dali a alguns momentos pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. Nesse momento, o auditório já estava praticamente lotado. Professores e funcionários aguardavam entusiasmados  para participar das palestras e oficinas nas quais se inscreveram com antecedência.

Depois da breve apresentação, o Reitor, Padre Pedro Rubens, a Pró-reitora Acadêmica, Profª. Dra. Aline Grego, o Pró-reitor Administrativo,  Luciano Pinheiro, e o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne, foram convocados para compor a mesa. Em seu discurso de boas-vindas, o Reitor lembrou de fatos importantes que aconteceram no Brasil no período em que a Unicap esteve em recesso para os alunos, como os protestos que tomaram  conta das principais cidades do país e da inesquecível visita do Papa Francisco.

A visita do pontífice foi lembrada a todo momento no discurso do Reitor. A pauta voltada para a visita do Papa destacou falas importantes do chefe máximo da Igreja Católica. Ainda em seu discurso, Padre Pedro fez questão de lembrar que os professores têm uma importante missão no semestre acadêmico que está por começar. “A Universidade não pode continuar como se nada tivesse acontecido em nosso país, lembrem de sempre retomar esse assunto (manifestações no Brasil) com os nossos jovens”, lembrou o Reitor.

JUVENTUDE É AMPLAMENTE LEMBRADA NO DISCURSO DO REITOR

Discurso do Pe. Pedro Rubens. "Nós não podemos continuar como se nada tivesse acontecido."
Discurso do Pe. Pedro Rubens. “Nós não podemos continuar como se nada tivesse acontecido.”

Juventude e Novas Mídias este é o tema do Encontro deste semestre e, aproveitando a ocasião, o Reitor inseriu em seu texto de abertura a discussão sobre a importância dos jovens para o futuro do Brasil. Ele lembrou que, apesar de dirigir uma instituição que tem quase setenta anos de idade, é preciso renovar, e essa renovação só é possível com a presença e a ajuda dos jovens que compõem a Universidade. Contando um pouco da história da Unicap, ele explicou o motivo da Católica ser uma instituição jesuíta. Ele mostrou que a saída para um bom ensino é a formação humanista. O primeiro momento do evento terminou com um desejo de bom semestre a todos.

MÃOS À OBRA

Depois da abertura, as oficinas começaram a funcionar em algumas salas da instituição. Os temas de cada atividade variavam de Como preparar slides em power point para as aulas até A Legislação sobre o emprego doméstico. Atentos, os professores e funcionários participaram ativamente das atividades propostas. O evento que começou hoje segue com palestras e atividades durante toda a tarde de hoje e termina na tarde de amanhã com uma Missa de Santo Inácio no Centro Cultural.