Começa o 3º Colóquio de Ética e Filosofia Política da Católica
|Os corredores e salas de aula do bloco B da Católica tiveram uma tarde ainda mais movimentada nesta quinta-feira (19) com o início da programação do 3º Colóquio de Ética e Filosofia Política. O evento promovido pelo curso de Filosofia tem como tema Normas, Máximas e Ações. Além de oficina, houve sessões de comunicações, nas quais estudantes apresentaram trabalhos acadêmicos.
Na sala 311, o professor Antonio Carlos Oliveira coordenou a oficina Análise de Conjuntura, que buscou traçar um panorama da atual situação política brasileira. O pesquisador elencou categorias que ajudam a entender o momento: acontecimentos, cenários, atores (pessoas e instituições), relações de forças. “Essa metodologia consiste em decompor em pequenas partes mais simples de um todo mais complexo com a finalidade de entender esta realidade”, explicou o professor.
Antonio citou como exemplo o protagonismo de alguns atores em momentos decisivos da conjuntura atual. O Supremo Tribunal Federal na ocasião do estabelecimento do rito do Impeachment; o Congresso Nacional durante a admissibilidade do processo; as manifestações das ruas em atos pró e contra o afastamento presidencial; a posse Michel Temer enquanto Presidente interino.
Os estudantes que estiveram presentes na oficina participaram de uma dinâmica de grupo na qual recortaram manchetes de jornais e revistas e que tomaram como ponto de partida para discussões e debates na sala de aula. “A análise de conjuntura é uma ferramenta que faz os atores pensar melhor suas estratégias de atuação”, enfatizou o professor Antonio Carlos.
Comunicações – A programação do Colóquio também contou com a socialização de pesquisas e apresentação de resultados de trabalhos acadêmicos. Entre os temas discutidos: Da filosofia da consciência à filosofia da linguagem: a construção da teoria crítica do discurso em Jürgen Habermas, que teve trabalhos orientados pelo Prof. Dr. Karl Heinz Efken. Os estudantes José Vila Nova Brainer Segundo e Rodolfo Cabral dos Anjos apresentaram, respectivamente, as temáticas Da Filosofia da Consciência à Filosofia da Linguagem: o caminho da razão crítica ao discurso crítico e Da Filosofia da Consciência à Filosofia da Linguagem: a ação comunicativa como interação social.
Também houve comunicações dos orientandos do Prof. Dr João Evangelista: Felipe Xavier (A relação entre castigo e má consciência na Genealogia da Moral); Natalia Buenos (A relação entre sintomatologia e política em Nietzsche); Paula Xavier Tema (A questão do ‘controle’ x ‘liberdade’ no Facebook”); Vanessa Cristina Araújo (Um estudo da Dialética do esclarecimento).
Já o Prof. Dr. Ricardo Pinho coordenou a apresentação de pesquisas cuja temática girou em torno da Argumentação e Formação da Consciência Moral. Entre os estudos expostos estavam o da Profa. Drª. Juliana Missaggia (O Debate Essencialismo X Anti-essencialismo na Teoria Feminista); o da Profa. Ms. Martha Solange (Questões Políticas em Antígona); e o do Prof. Ms. Gerson Arruda Júnior(Ética e Direito: uma relação necessária).