Começa na segunda-feira o Seminário Virtual Nacional “História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Escola

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), através de uma ação conjunta da Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional (Difor) e da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), promove o Seminário Virtual Nacional “História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Escola”, que terá abertura com cerimônia presencial no auditório Benício Dias, no Museu do Homem do Homem do Nordeste (MHNE), no dia 13 de maio. A partir do dia 14 de maio até 8 de julho, o seminário prossegue no ambiente virtual, com programação de diversos debates. As inscrições seguem até o dia 22 de abril, no site da Fundaj.

O Seminário vai analisar os 10 anos da Lei nº 10.639/03 que regulamenta a obrigatoriedade do ensino da cultura negra nas escolas públicas. Os debates serão feitos no Portal da Educação a Distância (EAD) da Fundaj. A partir disso, a equipe de Sistematizadores produzirá relatório das discussões para a produção de um livro em comemoração aos 10 anos da lei.

Pela Lei, a escola tem papel preponderante na eliminação das discriminações e para a emancipação dos grupos discriminados, ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, a registros culturais diferenciados, à conquista de racionalidade que rege as relações sociais e raciais.

O evento é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Fundaj, Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEAB’s), Associação Nacional Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).
:: Objetivos do Seminário

Debater de forma ampla as conquistas e desafios vividos nos processos de implementação da lei no10.639/03 a partir das experiências dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, das Redes de Ensino e dos Fóruns Estaduais e Municipais de Educação e Diversidade Étnico-Racial;

Socializar experiências desenvolvidas pelas redes de ensino nas diferentes regiões do país;

Refletir sobre os temas fundamentais que envolvem a Educação das Relações étnico-Raciais;

Publicar um livro que contemple os resultados do Seminário;

Produzir um Documentário a partir de depoimentos sobre os 10 anos da Lei 10.639/03.

:: Metodologia

O Seminário se desenvolverá a partir de 06 grandes temas. Cada tema terá um (a) autor (a) convidado (a) que elaborará um texto introdutório (5 a 10 páginas) com três questões-chave que abrirão o diálogo. Esse texto será comentado por um/a pesquisador/a e, posteriormente, ficará aberto para a participação e discussão dos inscritos no seminário. Os debates ocorrerão num fórum de discussão no Portal EAD FUNDAJ – Seminário Virtual – 10 Anos da Lei 10.639/03. Os comentários, opiniões serão sistematizadas pela Equipe de Sistematizadores/as, que produzirão um relatório síntese das discussões do tema.

Serviço:

Abertura presencial
13 de maio de 2013

9h, Sala Benício Dias
Museu do Homem do Nordeste
Fundaj Casa Forte

Debates virtuais (pela internet)
De 14 de maio a 8 de julho de 2013.