Começa mais uma edição do projeto Voluntariado Universitário em Vazantes-CE

Com informações da coordenação do VOU!

Julho é mês de férias, mas promete ser bastante movimentado para as comunidades de Vazantes, distrito de Aracoiaba, no Ceará. O local é cenário para mais uma edição do projeto Voluntariado Universitário (VOU!). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Unicap, o Programa Magis e a Fundação Fé e Alegria e reúne alunos da Católica e das Universidades espanholas Comillas, Deusto e Ramon Llull.

A experiência vai contar com atividades durante todo o mês de julho. Começou com uma pequena peregrinação de aproximadamente dois quilômetros até a Igreja São João Evangelista. “Foi um momento especial para que os voluntários pudessem literalmente “pisar na terra” onde atuarão durante parte de suas férias ajudando e aprendendo com os demais”, destacou o coordenador do VOU!, João Elton.

A acolhida, realizada na missa presidida pelo Reitor da Unicap Pe. Pedro Rubens, foi repleta de emoção. Na homilia, ele ressaltou que o trabalho voluntário é “uma experiência de liberdade, pois é uma doação livre sem esperar nada em troca; é também uma experiência de amor, que nasce do encontro com o outro, com o diferente; e também é uma experiência de serviço, em que não se trata de fazer coisas pelo outro, mas entrar numa relação com o outro e experimentar que é dando que se recebe”.

Além do intercâmbio cultural e de conhecimentos, nessa primeira semana, os alunos participaram de oficinas de língua portuguesa, promovidas pelo professor do curso de Letras da Unicap, Pe. André Araujo. Ele desenvolveu atividades de autoconhecimento e projeto de vida. Os participantes iniciaram uma intervenção na Casa de Cultura de Vazantes e conheceram mais a comunidade, interagindo com as pessoas, conhecendo suas vidas e histórias.

“Depois de sentir e saborear a realidade de Vazantes e olhar para os seus próprios dons e habilidades, os voluntários planejaram as oficinas que oferecerão nas próximas semanas”, explicou João Elton. São elas: Criatividade (criação de brinquedos com materiais recicláveis e revitalização da praça do distrito), Esportes (os voluntários ensinarão às crianças esportes que não são comuns no Brasil mas muito praticados da Espanha), Teatro (será produzido um musical a partir das histórias de vida das próprias famílias de Vazantes) e Música&Dança (alunos ajudarão as crianças a produzir uma canção e criar uma coreografia que será filmada em formato de videoclipe).

“Além de promover as oficinas, os voluntários também aprenderão com comunidade. Nas próximas semanas, brasileiros e espanhóis receberão aulas de maracatu ministradas pelos alunos e professores de Fé e Alegria. Isso é importante pois mostra que todos podem aprender e ensinar, basta estar aberto e colocar a serviço os seus conhecimentos e habilidades”, destacou João Elton.

No final da experiência, dia 28 de julho, haverá uma grande culminância das atividades em que  voluntários e crianças apresentarão para a comunidade aquilo que aprenderam e produziram durante a experiência de voluntariado. Se você também quer participar do Programa de Voluntariado Universitário Unicap (VOU!) fique atento ao site www.unicap.br/vou.  Em breve abriremos as inscrições para o próximo voluntariado de férias.