Começa a XVIII Semana de Estudos Linguísticos e Literários

letrasReconhecimento e gratidão são alguns dos valores da XVIII Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Católica de Pernambuco. Com o tema Pratas da Casa – Palavra, memória, raiz – o evento teve início hoje e segue até o 30 de abril. Em sua abertura, no auditório G1, ocorreu uma mesa-redonda, composta por
professores e ex-professores da instituição, que trataram, entre outros temas, da importância da língua portuguesa para a sociedade. Integraram a bancada a professora Neuma Costa, juntamente com os professores Álvaro Negromonte e Albânio Paulino.

Felipe Casado, professor do curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco, falou sobre o tema deste ano e sua importância. “Estamos homenageando professores do curso de Letras da instituição que estão ou estiveram por muito tempo em nosso corpo docente. Todos os anos são escolhidos autores, porém desta vez foi pensando algo diferente, nada mais justo que homenagear os professores que fazem o curso”.

Abrindo a conferência, a ex-professora da instituição, Neuma Costa fez referência à música – De Volta Para o Meu Aconchego – de Dominguinhos e Nando Cordel. “Estou muito feliz em estar de volta. Formei-me em 1976 e lecionei aqui de 1977 a 2010, foram 32 anos. Todo reconhecimento do trabalho profissional é louvado. Parabenizo a Unicap e me sinto lisonjeada”.

Em sua fala sobre a – Importância do Curso de Letras para Formação da Sociedade – Neuma citou Mario Quintana. “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

O evento terá no seu encerramento  uma apresentação musical com a professora Haidee Camelo.