Começa a Semana do Estudante de Biologia

Existem diversas áreas de atuação profissional para os graduados em Biologia, seja em bacharelado ou licenciatura. A perspectiva foi tema explorado pela palestra inaugural da Semana do Estudante de Biologia da Universidade Católica de Pernambuco. O evento teve início nessa segunda-feira (26), no bloco J. A programação do primeiro dia foi formada por três apresentações de diferentes assuntos. Além do citado, tartarugas marítimas no litoral de Pernambuco e microbiologia e suas aplicações fizeram parte da pauta de discussão.

O professor da rede de escolas estaduais e membro do Conselho Regional de Biologia 5ª Região (CRBio5), Carlos Valença, fez um panorama da trajetória profissional do biólogo. Em 1979, houve a criação da profissão do biólogo vinculada à Biomedicina e a fundação dos Conselhos Federais e Regionais de Biologia. Em 1982, as categorias foram desmembradas e , no ano seguinte, houve a regulamentação oficial para o exercício do profissional.

Para iniciar a palestra, o docente apresentou o CRBio5, do qual é conselheiro, para todos os alunos presentes. Representante de todos os estados da Região Nordeste, a sede fica situada na cidade do Recife e conta com delegacias localizadas nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia.

Carlos Valença cobrou dos estudantes uma pró-atividade. Insistir e correr atrás foram sugestões dadas por ele. “O intuito da palestra foi demonstrar o tamanho da dimensão de cargos profissionais que o biólogo pode exercer. O profissional deve se impor e mostrar seu valor e interesse”, saliento. Entre as áreas listadas, o biólogo é habilitado para exercer atividades relacionadas ao campo de análise clínica, bioquímica, botânica, ciências morfológicas, educação, farmacologia, entre outras. Em todas as profissões relacionadas, foram demonstrados os trabalhos que cabem ao biólogo efetuar.

TARTARUGAS MARÍTIMAS

Aspectos das Tartarugas Marinhas e Ocorrência no Litoral de Pernambuco foi a temática da segunda palestra da tarde. Formado em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Arthur Barbosa traçou uma apresentação baseada na história, classificação das espécies, reprodução, importância ecológica e ocorrência geográfica, principalmente no litoral pernambucano, das tartarugas.

O palestrante faz parte do Ecoassociados, localizado no município de Ipojuca, que desenvolve trabalhos na área de conservação ambiental, focados em tartarugas marinhas, baobás e recifes corais. Segundo ele, todos os dias da temporada de desova do animal, a equipe realiza rondas noturnas de 12 km para monitoramento.

O assunto atraiu a presença das ex-alunas do curso de Biologia da Católica Barbara Magalhães, Fabiana Cristina e Kelle Souza. Já formadas, elas continuam participando da programação relacionada ao campo biológico que a Universidade oferece. “A palestra sobre tartarugas marinhas era o meu foco. Estou fazendo especialização na área de gestão ambiental e tenho muita vontade em atuar no setor”, afirma Fabiana.

MICROBIOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES

A mestranda em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Católica Jacilene Negreiros finalizou o ciclo de palestras do primeiro dia. O conceito de microbiologia, a origem, principais pensadores, classificação dos microorganismos, aplicabilidade e microbiologia industrial foram os tópicos abordados.

A apresentação abordou desde os primeiros relatos da origem da microbiologia até os avanços atuais. Jacilene citou a importância dos microorganismos, responsáveis pela manutenção da vida na Terra. Segundo ela, 99% dos microorganismos são benéficos e apenas 1% patogênico.

Sobre a aplicação, a área médica é o setor de maior atuação, principalmente em doenças emergentes ou reaparecimento de doenças. Para exemplificar, ela citou o caso da Gripe A H1N1.

De acordo com Elizardo Lisboa, aluno do 6º período do curso de Biologia e um dos organizadores do evento, a  intenção da Semana é fazer com que o curso tenha mais uma atividade anual e que os estudantes tenham mais uma opção de atividade complementar.