Colóquio de História será realizado de 3 a 5 de novembro
|A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, de 3 a 5 de novembro, o VIII Colóquio de História, que este ano tem como tema Cidades Visíveis: histórias e perspectivas sobre os espaços urbanos. O evento pretende refletir sobre os espaços urbanos, seus sujeitos, suas histórias, suas transformações e suas possibilidades para o futuro.
Frente aos desafios citadinos contemporâneos, o colóquio almeja compartilhar reflexões e pesquisas sobre as cidades e seus processos históricos, propondo minicursos, palestra, simpósios temáticos e roda de diálogos. Serão abordados temas sobre Educação, Patrimônio, Religião, Cinema Documentário, Projetos Urbanos, Luta e Resistência, Arquivos Municipais e Espaços Punitivos.
O título do evento faz uma referência ao romance do escritor italiano Ítalo Calvino, As cidades invisíveis. Na obra, Calvino extrapola os fatos possíveis e imagina um diálogo fantástico entre “o maior viajante de todos os tempos” – o mercador veneziano Marco Polo – e o famoso imperador Kublai Khan, de Cambaluc, atual Pequim. Sua obra nos inspira a transcender fronteiras e a dar grandes saltos imaginativos. Estimula-nos a pensar nossos espaços urbanos como lugares da memória de forma histórica e poética.
“A cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas dos para-raios, nos mastros das bandeiras, cada segmento riscado por arranhões, serradelas, entalhes, esfoladuras” (Ítalo Calvino)
As inscrições e as informações detalhadas sobre o colóquio se encontram no www.unicap.br ou pelo email 8coloquiohistoria@gmail.com.