Colação de grau presta homenagem às famílias

IMG_3753Na primeira fila do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, mãe e filha se emocionavam juntas. A doméstica Eulália Bezerra realizava o sonho de ver a filha Aparecida, 32 anos, formada em Letras. Na hora da entrega dos anéis um abraço apertado e silencioso deu voz a um turbilhão de sentimentos. Eulália mal conseguia falar. “Valeu muito a pena toda essa dedicação e sacrifício”. Os olhos marejados diziam muito mais que qualquer palavra.

MozartNas palavras de Dotoiévski, o ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco Mozart Neves Ramos, pai da formanda em Administração Marília Torres Ramos, buscou inspiração para traduzir o que sente pela filha. “Você é a razão da minha vida”, disse ele no palco no momento em que representou simbolicamente todos os pais ainda no momento da entrega do anel.

Um outro momento marcante para pais e filhos na Colação de Grau dos concluintes dos Centros de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e de Ciências Sociais (CCS) aconteceu quando o professor do curso de História (e coordenador do Mestrado em Ciências da Religião), Newton Cabral, interpretou a canção Sonho Impossível, de Joe Darion e Mitch Leigh com versão de Chico Buarque.

Falando em sonhos, o Reitor da Católica Padre Pedro Rubens emocionou a todos num discurso sobre como a esperança pode vencer crises e incertezas. Ele contou a história de um ex-aluno do Liceu Nóbrega e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap. Depois de muito esforço e dedicação, de momentos em quase desistir, Ednailton Félix conseguiu estudar na Universidade Lille, Norte da França.

Há um ano, o menino de família de baixa renda foi o primeiro brasileiro a concluir o máster na instituição francesa. A proeza o habilitou a atuar como arquiteto na Europa. “Dizer que a vida é bonita não é apenas uma constatação lógica, é uma aposta no dom da existência, uma reinterpretação dos momentos difíceis como aprendizado, um caminho que nos conduz mais longe..”.

ArthurO sentimento de esperança e gratidão também guiou o discurso do formando do Bacharelado em Filosofia, Arthur Gusmão Simões Barza, orador que representou os demais formandos. “Espero que a bagagem intelectual adquirida nesses últimos anos contribua para o progresso. Precisamos reafirmar o valor inegociável do ser humano”.

Solenidade – O momento ecumênico foi celebrado pelo Padre Christiano Souza (professor da Unicap) e pelo Pastor Marcelo Ximenes, da Igreja Batista da Jaqueira. Houve ainda show do MPB Unicap com participação de um grupo de maracatu. O coordenador do curso de Administração, Prof. Dr. Charles Andrade, falou em nome dos professores. “Valorizem essa conquista. A busca pelo conhecimento não para. O mercado é exigente e competitivo”. O juramento unificado foi conduzido pela formanda de Jornalismo Maria Eduarda Barbosa.