Colação de Grau 2019.1 movimenta Centro de Convenções de Pernambuco

As chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife não desanimaram a Colação de Grau 2019.1 da Unicap. As famílias e os convidados dos concluintes lotaram o Teatro Guararapes durante os dois dias de solenidade. Ao todo, 622 graduados receberam o diploma definitivo, devidamente assinado e reconhecido pela Universidade.  A Católica é pioneira nesse tipo de serviço em Pernambuco e uma das poucas no Brasil que faz a entrega do documento já na outorga do grau.

Fotos: Carla Siqueira

O evento é fruto de parceria com a Styllus Formatura e reuniu concluintes de cursos de todos os centros acadêmicos da Unicap: Ciências Sociais (CCS), Teologia e Ciências Humanas (CTCH ), Ciências Jurídicas (CCJ), Ciência e Tecnologia (CCT) e Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), além dos coordenadores de cada uma das graduações e diretores de centro. A gestão superior foi representada pelo Reitor, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens, pelos Pró-reitores de Graduação e e Extensão (Prof. Dr. Degislando Nóbrega) e Administrativo (Ms. Márcio Waked).

O momento ecumênico conduzido por Karol Menezes (da Pastoral da Universidade), Pe. Cristiano de Souza e pelo representante da Igreja Presbiteriana e professor da Unicap, Gerson Arruda, marcou a abertura da solenidade. Além da leitura bíblica, esta era a ocasião para as bênçãos dos aneis de formatura.

O discurso contundente contra a desigualdade social, a “aposta” nos novos profisisonais que ali se formavam em transformar a realidade do Brasil e até mesmo de outras partes do mundo fez Pe. Pedro ser aplaudido várias vezes pelo público. Em um desses momentos, ele falava dos desafios do mundo do trabalho no século 21 a partir dos impactos gerados pelas mudanças tecnológicas.

“Nesse cenário de tantas incertezas da sociedade e do mundo, eu queria celebrar com vocês hoje uma certeza ainda maior. Somente uma formação de qualidade e uma capacidade de reinventar-se poderão garantir a nossa inserção na sociedade contemporânea e a nossa realização humana integral. Olhando para vocês, essa convição ganha rosto e assume o lugar de uma aposta: vocês podem fazer a diferença sim”.

Pouco antes do discurso do Reitor, outro momento rendia fortes emoções. A entrega, no palco, do anel de formatura pelo padrinho ou madrinha a concluintes previamente selecionados e que conduziam os demais na plateia a fazerem o mesmo. No primeiro dia, foi a vez da formanda Silvia Patrícia Ribeiro Viera, do curso de Enfermagem, e a sua madrinha Silvia Helena Ribeiro Vieira.

Na terça-feira (23), a honraria foi compartilhada por três pares. A formanda em Arquitetura e Urbanismo, Marcela Pires Spinelli, e sua madrinha Madja Pires Spinelli dividiram o palco com mais dois professores da Católica que estavam formando seus filhos nos mesmos cursos onde dão aula.

O professor Béda Barkokebas era o padrinho Enric Barkokebas, de Engenharia Civil, e o Pró-reitor Administrativo Márcio Waked de Moraes Rêgo foi padrinho do filho, que tem o mesmo nome do pai, no curso de Adminsitração. Todos os pais leram ou falaram mensagens aos filhos. A voz embargada quase interrompeu o “parabéns” final de Béda.

Márcio Waked também estava bastante emocionado. A sensibilidade das declarações de amor e de fé em Deus comoveu muita gente na plateia. “Tudo na vida tem que ser feito com amor e por amor, com propósito. Porque nós vamos chegar no final da nossa vida, vamos olhar para trás e vamos perceber que as únicas coisas que contaram foram as coisas feitas por amor e com amor”.

E não poderiam faltar os discursos dos oradores das turmas. A formanda de Direito, Gabriela Alves Prado, representou os colegas dos cursos do CCBS e CCJ na primeira noite da solenidade. Na noite seguinte foi a vez de Eduardo Amaral Cavalcanti Bechara, do curso de Administração, fazer o pronunciamento representando os colegas do CCS, CTCH e CCT. Em tom descontraído, ele chegou a ser interrompido por Padre Pedro que convidou de surpresa o irmão gêmeo do formando para saber a quem de fato seria entregue o diploma. Já os discursos dos coordenadores foram feitos pelos professores Lucilla Rafaella Pacheco da Silva (Enfermagem) e Márcio Bueno (Ciências da Computação).

A Colação de Grau também contou com a particiapação do MPB Unicap, grupo formado por alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Universidade que interpretaram hits da nossa música. Surahma Reis, ex-aluna da Licenciatura em História, Jéssica Aragão, do curso de Engenharia Civil, interpretaramos hinos de Pernambuco e do Brasil, respectivamente. Seis dançarinos da companhia Corpo Expressão fizeram coreografias quando o hino do estado passou a ser executado no ritmo do forró.

Lais Xavier, formanda de Publicidade e Propaganda interpretou Como Nossos Pais, de Belchior. O Prof. Dr. Newton Darwin, da Licenciatura em História e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, prestou homenagem às famílias interpretando Sonho Impossível, de Chico Buarque e Joe Darion.

Curiosidade – Em cada uma das noites de Colação, repórteres da TV Globo foram padrinhos de formandas. Chico José, da filha em Arquitetura e Urbanismo, e Fernando Rêgo Barros (ex-aluno de Jornalismo da Casa e atualmente na Globo Brasília – DF), da filha em Direito.

Laureados – Confira no quadro abaixo a relação dos laeureados de cada um dos cursos

CURSO LAUREADOS (AS)
Ciências Biológicas Gustavo Henrique Bezerra de Melo