Boletim Unicap

Clínica de Fonoaudiologia seleciona pacientes com implante coclear e próteses auditivas

A Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco está selecionando pacientes que usam implante coclear ou próteses auditivas. São 35 vagas. O objetivo é acompanhá-los no período pós-operatório e na manutenção dos equipamentos. A iniciativa é da Profª MsC Cristiane Zilbermintz, que ministra a disciplina de Estágio Supervisionado em Audiologia Educacional.

Podem participar da seleção bebês a partir de um mês de vida, homens e mulheres com deficiência auditiva em um ou nos dois ouvidos. A Profª Cristiane explicou que o tratamento que vai ser oferecido pela Clínica busca a oralização do paciente “para o desenvolvimento global daquele que tenha algum tipo de surdez”. Ela disse ainda que bebês com Síndrome de Down e que tenham algum nível de surdez também serão atendidos.

O atendimento será realizado pelos estudantes de Fonoaudiologia sob a supervisão da professora. São os chamados reabilitadores. “Vamos ter propostas alternativas, como por exemplo a introdução de música”. Cristiane afirma que é preciso desmistificar a surdez. Um problema que atinge 4,7% da população pernambucana, segundo dados do censo IBGE 2010. São quase 500 mil pessoas. “Um índice muito elevado”, observou Cristiane que foi uma das pioneiras na implantação da tecnologia de transplante coclear em Pernambuco em 2007.

O acompanhamento na Clínica da Católica prevê alguns exames auditivos e exercícios de reabilitação auditiva “com o objetivo de integrar o surdo à sociedade”. Cristiane destaca que o Sistema Único de Saúde concentra o atendimento nas cirurgias, mas que não consegue oferecer um bom acompanhamento posterior. “Processadores, antenas, suportes. Tudo isso precisa de manutenção. Temos uma demanda reprimida enorme. A surdez tem tratamento que é um direito que está no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS)”.

Serviço

Clínica de Fonoaudiologia da Unicap

4º Andar do Bloco C – Sala 406

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Telefone: 2119-4137

print
Compartilhe:

Deixe um comentário