Clínica da Católica inaugura piscina terapêutica no dia 22

Por Luana Pimentel

A piscina terapêutica da Clínica Escola Corpore Sano vai ser inaugurada na próxima segunda-feira (22), às 15h. Além da presença confirmada do Reitor, Padre Pedro Rubens, foram convidados os pró-reitores, diretores de centro da Unicap, coordenadores de curso e gestores. A piscina será utilizada pelos alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco para desenvolver tratamentos específicos de hidroterapia.

De acordo com a coordenadora da Clínica, professora Márcia Rejane, a criação de uma piscina terapêutica na Unicap implica em uma dupla finalidade. “Do ponto de vista acadêmico, objetiva a construção de competências e habilidades, no aluno, para aplicar os recursos hídricos como forma de intervenção terapêutica nas diversas áreas de atuação da Fisioterapia. Constitui ainda, campo de pesquisa necessário a construção de conhecimento científico. Do ponto de vista de atenção à saúde, disponibiliza para a comunidade um serviço especializado, de alta qualificação de uma Clínica escola, universitária, com valorização humanística em seu atendimento.”

A piscina terapêutica foi construída de acordo com os padrões internacionais de qualidade, para facilitar a entrada de pacientes idosos e portadores de algum tipo de deficiência. Além de conter uma rampa de entrada, todas as paredes internas da piscina foram equipadas com corrimãos de apoio para que os usuários sintam comodidade e segurança durante o tratamento. Para oferecer um maior conforto aos pacientes, a piscina também é aquecida e coberta.

A hidroterapia é um método tradicional de tratamento, que já vem sendo usado por diversas culturas há séculos. Ela consiste em um tratamento que une os benefícios da água à terapia física, promovendo o restabelecimento e manutenção da saúde ou, ainda, prevenindo os pacientes de alguma alteração funcional.

O atendimento da Clínica Corpore Sano será direcionado a pacientes com alterações cardiorrespiratórias e vasculares, distúrbios reumatóides, como artrite reumatóide, artroses, dores na coluna vertebral e fibromialgia, bem como doenças provenientes de acidentes ou traumas de várias naturezas, como fraturas e pós-operatórios de afecções ortopédicas desportivas e traumatológicas em geral.

Também serão beneficiados pelo tratamento da hidroterapia, pacientes que já sofreram ou ainda sofrem algum tipo de problema neurológico como, por exemplo, Síndrome de Parkinson, acidente vascular cerebral (AVC) e sequelas neurológicas da infância, decorrentes da paralisia cerebral.