Clima de tranquilidade e atividades especiais marcam Vestibular deste sábado

Uma manhã de sábado ensolarada e um clima acolhedor. Este foi o ambiente encontrado pelos ‘feras’ que vieram fazer as provas do Vestibular 2013. O grupo MPB Unicap apresentou repertório com muita música popular brasileira no hall do bloco G . Estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional prepararam dinâmicas de grupo e sessões de massagem para os acompanhantes. Na Biblioteca, além de café da manhã, foram disponibilizados jornais, revistas e computadores com acesso à Internet para quem estava a espera dos vestibulandos.

O concurso teve 4.230 inscritos, 540 deles participam da seleção com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os outros 3.408 responderam a 32 questões de português, língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), história, geografia, matemática, física, química e biologia, além da redação. Oito alunos fizeram as provas em regime especial. Duas mães estavam amamentando. “Tivemos um caso de auxílio motor para um candidato com a mão engessada e um outro com deficiência visual, que nos solicitou que as questões fossem ampliadas e nós atendemos”, explicou o presidente da Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave), professor Reginaldo Lourenço.

Este ano o tema da dissertação foi a relação da política brasileira com o problema da seca na região Nordeste. A Coave utilizou trechos de textos de Graciliano Ramos, Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga  e de jornais para que, a partir deles, os estudantes desenvolvessem a narrativa. Também foi usada uma charge do cartunista Newton Silva com as promessas da presidente Dilma Rousseff e de Dom Pedro II para acabar com os efeitos da estiagem. “A Dilma disse que vai combater a seca que assola o Nordeste”, dizia um dos personagens, enquanto o outro respondia: ” Não é bom se alegrar…Dom Pedro II disse o mesmo em 1877″.

Listão e matrículas – O Vestibular 2013 ofereceu 2950 vagas em 32 cursos. A lista com os aprovados deve ser divulgada no térreo do bloco G e no site www.unicap.br até o próximo dia 21 de dezembro. Quem for aprovado, deve ficar atento ao calendário das matrículas, que começam já no próximo dia 7 de janeiro nos auditórios G1 e G2 da Universidade. Cada curso terá um horário e dia específicos. A tabela completa está no manual do candidato disponível no www.unicap.br/vestibular.

Os documentos necessários para se matricular são cópias do RG, CPF, Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor e comprovante do último exercício eleitoral (no caso dos maiores de 18 anos). Para os candidatos do sexo masculino (também maiores de 18 anos), é preciso apresentar o comprovante de estar em dia com o Serviço Militar. Outras informações pelo telefone 2119-4143.