Cinco mestrandos da Unicap são aprovados no Doutorado em Biotecnologia da UFRPE

Cinco alunos concluintes do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Universidade Católica de Pernambuco foram aprovados no Doutorado em Biotecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Isabela Natália Ferreira da Silva, que integra o grupo de futuros doutorandos, defendeu sua dissertação na manhã dessa segunda-feira, dia 5 de agosto, na sala 303, no terceiro andar do bloco G4. A pesquisa, orientada pela Prof. Dra. Rosileide Fontenele da Silva Andrade e co-orientada pela Profa. Dra. Galba Maria de Campos Takaki, tem como título “Uso de óleo de soja pós-fritura para produção econômica de bioemulsificante e biotensoativo por Mucor hiemalis UCP 0039 isolado de solo da Caatinga (PE, Brasil)”.

A mestranda falou sobre o motivo que a levou estudar o assunto. “Pela crescente preocupação ambiental, por conta do grande material nocivo descartado no meio ambiente, e que nós consumimos. Por esse motivo, a minha pesquisa busca produção de uma biomolécula que possa reparar danos ambientais sem causar mais danos, como o caso dos surfactantes quimicamente produzidos, que causam problemas ambientais, de toxicidade. Então, a nossa busca foi produzir uma biomolécula, um biodetergente biodegradável produzido por microorganismos, e que está de acordo com a sustentabilidade”, explica Isabela, que é filha de Sarah da Silva, funcionária da Unicap.

A orientadora, professora Rosileide Andrade, falou sobre a importância da pesquisa para o mercado e para o PPGDPA. “O trabalho de Isabela é muito importante porque ele foca na produção de biomoléculas que são importantes para as indústrias. Para o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Unicap, é importante porque estamos contribuindo para a sustentabilidade, com inovação, a partir do momento em que se usa transforma resíduos em bioprodutos”, comemora a professora Rosileide Andrade, que é ex-aluna da Graduação e Mestrado da Católica.

Após a defesa da dissertação e as arguições da banca examinadora, formada pelo Prof. Dr. Valdemir Alexandre dos Santos, da Unicap, e pela Profa. Dra. Hélvia Walewska Casullo de Araújo, da UECG, Isabela da Silva teve seu trabalho aprovado.