Cinco mestrandos da Unicap são aprovados no Doutorado em Biotecnologia da UFRPE
|Cinco alunos concluintes do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Universidade Católica de Pernambuco foram aprovados no Doutorado em Biotecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.
Isabela Natália Ferreira da Silva, que integra o grupo de futuros doutorandos, defendeu sua dissertação na manhã dessa segunda-feira, dia 5 de agosto, na sala 303, no terceiro andar do bloco G4. A pesquisa, orientada pela Prof. Dra. Rosileide Fontenele da Silva Andrade e co-orientada pela Profa. Dra. Galba Maria de Campos Takaki, tem como título “Uso de óleo de soja pós-fritura para produção econômica de bioemulsificante e biotensoativo por Mucor hiemalis UCP 0039 isolado de solo da Caatinga (PE, Brasil)”.
A mestranda falou sobre o motivo que a levou estudar o assunto. “Pela crescente preocupação ambiental, por conta do grande material nocivo descartado no meio ambiente, e que nós consumimos. Por esse motivo, a minha pesquisa busca produção de uma biomolécula que possa reparar danos ambientais sem causar mais danos, como o caso dos surfactantes quimicamente produzidos, que causam problemas ambientais, de toxicidade. Então, a nossa busca foi produzir uma biomolécula, um biodetergente biodegradável produzido por microorganismos, e que está de acordo com a sustentabilidade”, explica Isabela, que é filha de Sarah da Silva, funcionária da Unicap.
A orientadora, professora Rosileide Andrade, falou sobre a importância da pesquisa para o mercado e para o PPGDPA. “O trabalho de Isabela é muito importante porque ele foca na produção de biomoléculas que são importantes para as indústrias. Para o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Unicap, é importante porque estamos contribuindo para a sustentabilidade, com inovação, a partir do momento em que se usa transforma resíduos em bioprodutos”, comemora a professora Rosileide Andrade, que é ex-aluna da Graduação e Mestrado da Católica.
Após a defesa da dissertação e as arguições da banca examinadora, formada pelo Prof. Dr. Valdemir Alexandre dos Santos, da Unicap, e pela Profa. Dra. Hélvia Walewska Casullo de Araújo, da UECG, Isabela da Silva teve seu trabalho aprovado.