Cinco alunos da Católica ganham bolsa do Santander para estudar no México

méxico
Etiene da Silva, Sílvio de Melo, Diego dos Santos, Letícia Miranda e Airon de Melo. Foto: Paulo Maia

Emoção, surpresa e muita expectativa tomaram conta dos cinco alunos da Universidade Católica de Pernambuco que foram selecionados para participar da 2ª edição do Programa de Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas, criado pelo Banco Santander. Os estudantes Diego Douglas Nunes dos Santos, do curso de História; Etiene Alves da Silva, de Letras; Sílvio Pereira Bezerra de Melo, de Arquitetura; Letícia Campos Miranda, de Letras; e Airon Oliveira Silva de Melo, de Direito, receberam uma bolsa para passar seis meses estudando no México, na renomada Universidade Iberoamericana, no valor equivalente a três mil euros, pagos pela instituição financeira.

Os cinco alunos irão participar da 2ª edição do programa, criado em 2011, e que tem como objetivo central proporcionar a internacionalização da atividade acadêmica, além de criar entre os envolvidos o sentimento de reciprocidade, colaboração e estreitar o relacionamento entre universidades dos países ibero-americanos.

Para quatro deles, essa será a primeira vez que irão ter uma experiência internacional, sendo uma oportunidade única de desenvolver em outra cultura os conhecimentos aprendidos em sala de aula. O único que já viajou para fora do Brasil foi o futuro arquiteto Sílvio de Melo. Ele já esteve em diversos países, acompanhando a irmã, a nadadora Joana Maranhão, nas competições internacionais.

“Já estive na Argentina, China, Alemanha, França e México, mas essa será uma experiência completamente diferente das outras. Sempre viajei como turista. Esta será a primeira vez que vou ficar mais tempo longe de casa. Poderei conhecer melhor a cultura mexicana, aperfeiçoar meu espanhol”, destacou.

Ao receber o telefonema informando que havia sido selecionado, Diego Santos pensou que se tratava de uma brincadeira. “Demorei muito para acreditar que eu estava dentro do programa. Tinha tentado na 1ª edição, mas não havia sido escolhido”, comentou Diego, lembrando da trajetória que percorreu para chegar até essa grande vitória. “A Católica me abriu muitas portas. Me esforcei muito para entrar nesse curso, aqui consegui ser aluno bolsista do Pibic e agora irei viajar para outro país. Estou muito feliz.”

A coordenadora do curso de Letras, a Profa. Flávia Tavares da Costa, ressaltou a importância do projeto. “É uma oportunidade incrível para todos eles, que irão continuar estudando, mas em outro país, aperfeiçoando a língua espanhola, conhecendo uma nova cultura. Vão passar por um processo de enriquecimento e amadurecimento pessoal e profissional muito grande”, destacou ela.

“Sou a primeira pessoa da minha família a fazer um curso superior. Me sinto muito realizada por ter a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos e aprender in loco sobre outra cultura”, frisou Etiene Alves sobre a sensação de estar entre os selecionados. Ela contou também que a família a apoiou quando soube da novidade, mas que todos já estão sentindo muita saudade, antes mesmo dela embarcar.

A outra selecionada do curso de Letras é a estudante Letícia Campos. Ela não vê a hora de embarcar para o México. “Nunca passei tanto tempo longe da minha mãe. Um amigo tinha me falado do projeto, então resolvi me inscrever e deu certo. Estou muito ansiosa para encarar esse novo desafio”, descreveu Letícia.

Airon de Melo fez a inscrição, mas não acreditava que estaria entre os cinco selecionados. Ele ficou muito surpreso ao ser acordado em uma sexta-feira de manhã com a notícia. “Eu achei que era um trote muito do bem dado, só acreditei mesmo quando estive na Católica e confirmei a informação. Lá em casa, a minha mãe me incentivou logo de cara, meu pai ficou um pouco pensativo, mas quando conhecemos melhor o projeto, ele acabou aceitando melhor a ideia”, comentou.

A aluna Cláudia Lima, do curso de História, participou do projeto no ano passado e mandou um recado para os que irão viajar agora no mês de julho. “Foi muito gratificante, amadureci muito conhecendo outros locais e pessoas que eu nunca teria contato se não fosse pela bolsa”, ressaltou Cláudia.

PROGRAMA

Na 1° edição, em 2011, foram concedidas 1.000 bolsas de estudos. Universidades de 10 países participaram do projeto: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. No Brasil, 49 universidades foram escolhidas com o total de 265 bolsas de estudos, cada uma no valor equivalente a três mil euros.

Este ano, a abrangência do projeto foi ainda mais ampliada, ao conceder 530 bolsas de estudo para 88 universidades brasileiras.

INSCRIÇÕES PARA A 3ª EDIÇÃO JÁ ESTÃO ABERTAS

Podem participar do Programa de Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas, estudantes matriculados em uma das 110 universidades participantes, a Universidade Católica de Pernambuco faz parte desse seleto grupo. A inscrição deve ser feita diretamente no site do Santander Universidades www.santanderuniversidades.com.br/bolsas até o dia 18 de agosto.

Para mais informações, acesse o site www.santander.com.br/universidades