Ciências da Linguagem conquista conceito 5 da Capes

O Programa de Pós-Graduação  em Ciência da Linguagem (PPGCL) da Universidade Católica de Pernambuco encerra o ano de 2017 com uma excelente notícia: a conquista do conceito 5 da Capes. Segundo a coordenadora do programa, professora Roberta Caiado, esta foi uma conquista de todos, professores, alunos e funcionários, que se empenharam bastante na produção de pesquisa.  O PPGCL vem numa crescente evolução do conceito nas três últimas avaliações. Primeiro recebeu o conceito 3, em seguida veio o 4 e hoje foi divulgado o conceito 5.

“Eu considero nossa história linda. Hoje, nesse dia especialmente, eu só tenho a agradecer. A palavra que tem que ficar marcada é gratidão. Nós fomos um programa três por três, ou seja, nós tiramos nota três durante três triênios. Então, nós unimos força, traçamos metas e objetivos e fomos atrás disso. Lutamos, fizemos pós-doutorados, produzimos muito intelectualmente, várias vezes nós ficamos a madrugada produzindo, porque tinha que ser em conjunto. Incentivamos nossos discentes e eles tiveram uma produção maravilhosa, tanto é que um dos pontos foi em cima da produção deles, atingindo a excelência. Hoje, a palavra é gratidão, porque depois de todas essas pedras, nós conseguimos um quatro e, após três propostas, o doutorado. A partir daí,  nós só tivemos alegrias e glórias. E, agora, nós somos um programa de excelência. Tiramos em todos os quesitos o conceito Muito Bom, o que significa excelência para a Capes”, ressalta a coordenadora do PPGCL, professora Roberta Caiado.

Continuando, professora Roberta agradeceu aos seus colegas do colegiado e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, “como eu disse foi um esforço conjunto e tudo que é trabalho em equipe dá frutos, dá resultado. Então, eu quero deixar um agradecimento especial, também, à minha parceira nesses quatro anos, professora Isabela do Rêgo Barros (vice-coordenadora do PPGCL). Nós compartilhamos muitas alegrias, choramos juntas várias vezes, trocamos experiências, desligamos alunos juntas, enfrentamos tudo o que a gente tinha que enfrentar e vale esse agradecimento especial para ela (nesse momento as professoras se abraçaram emocionadas). Obrigada por ter sido essa parceira. Vou sentir saudade”, finaliza em tom de despedida da coordenação, por ocasião do fim do mandato.

Naturalmente, o coordenador é substituído pelo vice. Neste caso, a professora Isabela, mas ela pediu para continuar  como vice, na próxima gestão, por ter filho pequeno. O próximo coordenador do programa será o professor Benedito Bezerra.

A meta do PPGCL agora é manter a nota cinco rumo ao conceito seis da Capes. “Foram anos, como a Roberta falou, de crescimento, de muita aprendizagem e a gente sempre acreditou no programa. Então, eu disse aos professores que cada um aqui foi uma peça fundamental, nós não tiramos o cinco só pela coordenação, nós tiramos cinco porque todos os professores se esforçaram para tirarmos o cinco. Claro, foi um trabalho de equipe e sem coordenação não teríamos rumo, mas eles acreditaram também. Resumindo foi um trabalho de respeito, trabalho e de confiança e esses três elementos fizeram de fato a gente ter esse reconhecimento, por meio da nota cinco. A gente não quer só isso. Essa nova gestão vai trabalhar em busca do seis”, frisou a professora Isabela do Rêgo Barros.

“É muito importante essa conquista, porque a gente é muito jovem ainda em pesquisa e em pós-graduação e há muito tempo que a gente almejava mudanças de conceito de três para quatro e novo quadriênio esse programa consegue passar para cinco. Isso vai abrir outras portas para a Universidade, a possibilidade de oferta de Minter, que são mestrados interinstitucionais. Isso também amplia oportunidades em projetos de pesquisas para financiamento. Então, não é só o Programa de Ciências da Linguagem que ganha com esse resultado, toda a Universidade ganha com ele. O principal é a coroação de uma equipe que de fato se esforçou e trabalhou muito para atingir essa conquista, como professores, alunos e funcionários. Estamos muito felizes mesmo”, ressalta a Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego.

A conquista do PPGCL significa muito porque as avaliações da Capes variam de três, que é a nota mínima para poder ser credenciado, até sete. Só que seis e sete são programas que já têm um nível de internacionalização grande. Então, cinco é praticamente a nota máxima. Isso abre muitas portas para a gente poder competir em determinados editais de fomento e pleitear o Minter e o Inter, programa internacional”, avalia a coordenadora de Pós-graduação da Unicap, professora Cristina Amazonas.

“Essa conquista representa a coroação de um trabalho, que chega na gestão de Roberta e Isabella. O conceito cinco era tudo o que a gente esperava. A gente vai agora em busca do conceito seis”, comemora professora Wanilda Cavalcanti, ex-coordenadora do Programa.

O aluno do Mestrado em Ciências da Linguagem e jornalista da Assessoria de Comunicação da Católica, Daniel França, explica a razão de ter escolhido o Programa. “Um dos motivos que me fez ingressar no PPGCL da Unicap foi a sua maturidade acadêmica. A qualidade científica também me chamou bastante a atenção. Sem contar o corpo docente, que é espetacular. Não tenho a menor dúvida de que fiz a escolha certa”.