Boletim Unicap

Cidades seguras para as mulheres é tema de oficina na Semana de Integração

IMG_2208

Insegurança ao transitar em cidades é um sentimento que muitas mulheres do mundo todo compartilham. Foi procurando lutar contra esse problema que a Organização Não-Governamental ActionAid criou a campanha “Cidades seguras para mulheres”, apresentada ao público em oficina de mesmo nome nesta terça-feira (21), no bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco, como parte da Semana de Integração. A oficina foi ministrada pela advogada formada pela UFPE e assistente da equipe do programa Direito das Mulheres da ActionAid, Jéssica Barbosa.

A campanha, lançada este ano, surgiu de um projeto realizado pela ONG em diversos países nos quais atua. Entre eles, o Brasil. No Brasil, mulheres das comunidades Charnequinha (Cabo de Santo Agostinho – PE), Passarinho (Recife – PE), Ibura (Recife – PE), Upanema (Upanema – RN), Heliópolis (São Paulo – SP) e Maré (Rio de Janeiro – RJ) se juntaram à equipe do ActionAid para mostrar os lugares em suas comunidades nos quais elas tinham mais medo de passar, discutir os motivos e pensar em soluções para os problemas. Questões de moradia, policiamento, iluminação e transporte foram levantadas.

Percebeu-se que a questão da violência de gênero se agrava bastante pelo fato de a cidade não ser bem estruturada para que mulheres se sintam seguras. Ruas mal iluminadas, transporte público demorado, todos esses problemas fazem com que elas fiquem mais suscetíveis a algum tipo de violência. Por isso, é necessária a conscientização da população e a busca da modificação do espaço público.

Mas a campanha não se satisfaz somente em buscar uma mudança de infraestrutura das cidades para evitar a violência contra as mulheres; o próprio modo de pensar da sociedade que legitima essa violência e a torna algo tão comum deve ser discutido, repensado e modificado.

Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas no site www.cidadesseguras.org.br .

print
Compartilhe:

Deixe um comentário