Ciclo de Debates sobre Budismo e Diálogos Religiosos acontece de 26 a 30 de abril

O Mestrado de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco em parceria com o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) promovem, entre os dias 26 e 30 de abril, o Ciclo de Debates Budismo e Diálogos Religiosos, que tem como tema “Meditação, educação, diálogo inter-religioso e ecologia”. O evento visa mostrar como diferentes setores da sociedade podem se reunir para discutir sobre como é possível se efetivar transformações no mundo.

O Lama Padma Samten, fundador do CEBB , abre o ciclo de palestras com o debate sobre “A visão do Buda no mundo contemporâneo”. Ele vem dedicando sua vida a realizar pontes entre os diversos ramos do conhecimento para que trabalhem no sentido de uma cultura de paz efetiva. o Lama foi aluno de Chagdud Tulku Rinpoche, que foi reconhecido como encarnação de um mestre de meditação, e dedicou sua vida a ensinar a prática do budismo.

O debate antecede a exposição internacional Relíquias do Buda, que na tradição tibetana são as cinzas dos mestres, que quando cremados, são encontrados nelas cristais parecidos com pérolas, as “relíquias”, e sua preciosidade está em guardarem a essência das qualidades dos mestres. A exposição vai acontecer no Museu da Abolição, no Recife, de 7 a 9 de maio.

As inscrições para o ciclo de palestras pode ser feita pelo email: voluntariosreliquias@gmail.com, ou pelo telefone 9921-2189. Para receber certificado será cobrada uma taxa de R$ 10,00.

Programação:

A VISÃO DO BUDA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Com o Lama Padma Samten

Local: Libertas Socializante

Segunda-feira, 26/04 às 20h

(Contribuição: R$ 20,00)

MEDITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

Com José Policarpo Júnior (PPGE/UFPE), Antônio Carlos Valença (meditação cristã) e Gilliate Mokudô (monge zen do Recife); apresentação: Gilbraz Aragão (Unicap) e João Vale Neto (CEBB)

Local: Livraria Cultura

Terça-feira, 27/04, 16 às 18h

MEIO-AMBIENTE E ESPIRITUALIDADE

com Fátima Pereira (ambientalista), Lúcio Flávio (teólogo Unicap) e Thomas Enlazador (permaculturista)