Chapa do diretor do CCJ é eleita para dirigir a Abedi

O diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e professor do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, Jayme Benvenuto Lima, faz parte da chapa que foi eleita para dirigir a Associação Brasileira de Ensino do Direito (Abedi). A eleição aconteceu na última sexta-feira (23), pela Assembleia Geral da organização, reunida em Florianópolis dentro do VI Congresso Nacional da Associação. O grupo de nove pessoas foi eleito para cumprir o mandato de dois anos. O professor da Unicap vai ocupar o cargo de Diretor de Formação Docente.

A Abedi é uma organização com dez anos de serviços prestados para a comunidade acadêmica. O objetivo central dela é colocar em pauta o debate da valorização do professor da área, critérios de avaliação, gestão acadêmica, metodologias de ensino, promover a discussão sobre a educação superior do curso, levantar ideias para políticas governamentais voltadas para a área, e formar um intercâmbio com as universidades que ensinam Direito.

O trabalho do professor Jayme, como diretor de formação docente, vai ser em cima da congregação e capacitação de coordenadores e professores de Direito em estabelecer uma interdisciplinaridade que pode ser aplicada na área. “O curso é visto como um setor rígido de fronteiras delimitadas pelas pessoas. Vamos tentar quebrar essa ideia formando um diálogo dentro das disciplinas universitárias, como Ciências Políticas, Psicologia e Ciências Sociais ”, afirmou o novo diretor, que vai ter o trabalho de fomentar reuniões para debates entre os vários profissionais.

O professor Jayme ainda vai ter mais um desafio, que é ampliar o raio de ação do grupo, tentando implementar uma sede da Abedi no Recife. “Acho necessário a  implementação da Abedi no estado para fortalecer o nosso trabalho na região, que precisa de um apoio ao profissional de ensino universitário”, completou o professor.

Confira a lista da nova diretoria da Abedi:

Presidente: Evandro Menezes de Carvalho

Professor da FGV Direito Rio e Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Vice-Presidente: Rosa Maria Zaia Borges Abrão

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Secretário Geral: André Lipp Pinto Basto Lupi

Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Diretor Financeiro: Alexandre Kehrig Veronese Aguiar

Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Diretor de Formação Docente: Jayme Benvenuto Lima Junior

Diretor do CCJ e Professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Diretora de Relações Interinstitucionais: Angela Araújo da Silveira Espindola

Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Diretor Científico: Nelson Juliano Cardoso Matos

Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Diretora de Comunicação: Carolina Alves Vestena

Mestranda do Mestrado Profissional em Poder Judiciário da FGV Direito Rio e Professora substituta na UERJ.

Diretor de Articulação Discente: Lucas da Silva Tasquetto

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP)