Cepe e Iphan lançam hoje livro sobre os jardins do Recife
|A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e a Superintendência do Iphan em Pernambuco promovem nesta quarta-feira (22), às 19h, no Palácio da Soledade, o lançamento do livro “Jardins do Recife – Uma história do paisagismo no Brasil (1872-1937)”, de Aline de Figueirôa Silva. Na ocasião, haverá apresentação do Quinteto Luperce Miranda, com direção musical do professor Marco César, do Conservatório Pernambucano de Música, e exposição da autora.
O livro traz a história da criação de jardins públicos no Recife, em diferentes períodos históricos, os quais hoje compõem um amplo e diversificado patrimônio paisagístico. A publicação apresenta três períodos da história do paisagismo no Recife: o jardim romântico (1872-1888), o jardim salubre (1922-1926) e o jardim moderno (1934-1937), moldado pelo jovem paisagista Roberto Burle Marx. Rico em fotos e descrições de época, trata-se do mais completo e mais abrangente estudo consagrado à história do paisagismo da capital pernambucana desse período.
O livro, editado pela Cepe, é fruto da dissertação de mestrado da autora, defendida no MDU/UFPE e agraciada com uma menção honrosa no “Concurso: Prêmios Literários Cidade do Recife, Prêmio Jordão Emerenciano”, na categoria ensaio, em 2008.
Aline de Figueirôa Silva tem graduação em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Desenvolvimento Urbano pela UFPE. É pesquisadora do Laboratório da Paisagem/UFPE, Professora da Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP) e atua no Iphan-PE.