Centro de Teologia e Ciências Humanas da Católica recebe o teólogo Carlos Mendoza-Álvarez

mendoza2O cursos de Teologia e o Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco contaram, na quinta (15) e sexta (16), com a ilustre presença do teólogo e filósofo Carlos Mendoza-Álvarez. A convite do Reitor, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens, o professor da Universidade Ibero-Americana do México veio à Unicap com o intuito de participar da aula inaugural do Mestrado em Ciências da Religião e da abertura do semestre para os estudantes de Teologia.

mendozaFormado em Filosofia pela Universidade Autônoma do México, Carlos Mendoza concluiu seu doutorado em Teologia na Suíça. Em sua tese, procurou tecer um diálogo com a teoria mimética de René Girard, a ética da alteridade de Emmanuel Levinas e o pensamento hemanêutico de Paul Ricoeur. O filósofo estuda a teologia fundamental buscando o futuro da religião e dialogando com a filosofia. Ele questiona o que é a fé cristã para além da religião e do sacrifício que se coloca como coisa desnecessária, atrapalhando a experiência da verdadeira fé.

Carlos já esteve presente na Universidade Católica no ano de 2012, onde participou do Simpósio Internacional sobre René Girard. Desta vez, o tema abordado nos dois dias de palestra foi de que maneira pode-se colaborar a fim de construir o futuro de uma religiosidade que não seja sacrifício e sim doação da vida e respeito pelo mistério da realidade mística.