Celso Furtado tem sua história e trabalho relembrados em debate na Unicap

DSC_0724O Ciclo de Debates Sudene – “Semana Celso Furtado: Uma Ausência Presente”, que teve início segunda-feira (17), encerrou suas atividades na noite desta quinta-feira (20), com debate na Universidade Católica de Pernambuco. O evento contou com a participação da coordenadora do curso de História da Unicap, Beatriz Brussantin, do professor Marcos Costa Lima (UFPE/Procondel) e da jornalista Angela Belfort, da editoria de Economia do Jornal do Commercio, que falaram da história de Celso Furtado, dos trabalhos realizados ao longo de sua vida e sobre a preocupação que ele tinha com a economia, os problemas sociais e o desenvolvimento do país. Por ser o primeiro superintendente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e nascido na Paraíba, Celso teve um trabalho especial com o Nordeste, principalmente para o desenvolvimento da região.

DSC_0723Segundo o professor Juliano Domingues, coordenador do curso de Jornalismo da Unicap, o intuito do debate foi oferecer aos estudantes assuntos que não fazem parte da ementa do curso. “Nesse caso, queríamos passar informações sobre a formação econômica e a história recente social, política e econômica do país, e Celso Furtado é um nome fundamental nesse aspecto. Então, espera-se que esse estudante de comunicação tenha uma informação mínima sobre ele e da sua importância para a discussão da formação econômica do país e do desenvolvimento regional”.

O evento foi coordenador pelo curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, em conjunto com a Sudene e a Universidade Federal de Pernambuco, em memória de Celso Furtado, que morreu há 10 anos.