CCJ celebra sucesso de Torneio Internacional de Mediação

Equipe UnicapO Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unicap está celebrando o sucesso do I Torneio Internacional de Mediação. O evento foi realizado no Núcleo de Prática Jurídica (Astepi) em parceria com a Escola Superior de Magistratura do Trabalho da 6ª Região (Esmatra 6) e com a The Internacional Academy of Dispute Resolution (INADR). Ao todo, participaram 31 equipes com estudantes de várias faculdades de Direito.

Equipe Marista
Equipe da Faculdade Marista foi a campeã geral

A equipe formada por Anna Caroline Cañas Medeiros, Luciana Emanuelle Almeida Ferreira e Luis Cavalcante Silva Neto foi a campeã geral do Torneio. O grupo é da Faculdade Marista. “A mediação já é uma realidade em outros países, porém aqui no Brasil ainda é muito mitigada por causa da resistência decorrente de desinformação, ignorância, desconhecimento e preconceito por parte de muitos advogados. Muitos acham que a mediação é inviável, ineficaz, ineficiente, inútil e até que não dá dinheiro. Ledo engano! Com o advento do novo Código de Processo Civil (CPC), o qual entrará em vigor a partir de março de 2016, a mediação se intensificará, vez que o novo diploma o prevê expressamente e o encoraja”, analisou Luis.

A Católica venceu na categoria Cliente/Advogado com as alunas Gabriela Parisi, Marcela Ferraz e Maria Júlia Poletine. “O contato com professores estrangeiros nos fez aprender novos métodos de mediação, o que é muito melhor do que o processo porque as duas partes saem ganhando”, comentou Gabriela.

Sentimento compartilhado pela coordenadora do curso de Direito da Católica, Profª Drª Marília Montenegro. “Fiquei impressionada pela forma de como os alunos se envolveram e como estão ‘afiados’ no inglês. Com certeza foi uma ótima experiência”.

Equipe Unicap Prof. Calckins
Calckins, a esposa e a equipe vencedora da Unicap

De acordo com o professor Sérgio Torres, desembargador do TRT 6ª Região e articulador da vinda do Torneio para a Católica, as impressões do evento foram as melhores possíveis entre os organizadores norte-americanos. “O professor Dick Clakins (da Drake University) me disse que este foi o melhor Torneio fora dos Estados Unidos. Ele ficou surpreso com a dedicação e qualidade dos brasileiros”.

Sérgio Torres destacou ainda o legado do Torneio. “Tão bom quanto os resultados, foi o efeito da interação entre estudantes de faculdades distintas. Isso é o início de um network. Futuramente, eles irão se encontrar no mercado e saber se relacionar com colegas e concorrentes é muito importante”.

O coordenador da Astepi, professor Fernando Lapa, enfatizou um outro aspecto do Torneio Internacional de Mediação. “Foi uma grande alegria sediar este evento pelo seu papel no âmbito da extensão. Sem dúvida houve uma grande contribuição acadêmica”.