Católica vence mais uma e está nas semifinais da Copa Arrecifes de Vôlei

copa arrecifes de voleiMesmo com início nervoso, a Universidade Católica de Pernambuco mostrou maior volume de jogo e venceu a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na última sexta-feira (27), parciais de 25×20 e 25×16. Com a vitória, a Unicap passa em primeiro lugar da chave A, chegando as semifinais da Copa Arrecifes/Unicap de Vôlei. O confronto, marcado para o dia 09/10, ainda não tem adversário definido.

O começo do jogo foi difícil. Com três ataques para fora e muito nervosismo, a Católica ainda não tinha entrado em quadra. Já a UFPE, com os erros do adversário e três pontos de bloqueio, mandou nos doze primeiros pontos, ganhando oito deles. Aos poucos e com muita qualidade no passe, os donos da casa foram voltando a jogar voleibol, empatando a partida em quatro pontos seguidos (8×8). A partir de então, a partida ganhou em emoção, com muitos rallys e jogadas espetaculares.

Demonstrando mais equilíbrio emocional, a Unicap abriu três pontos de vantagem para a Federal (14×11), que pediu tempo técnico. A parada, que deveria dar ânimo à equipe, terminou sendo o ponto crítico da primeira etapa. Com a ineficiência dos visitantes, que não estavam mais conseguindo cravar as bolas na quadra do adversário, a Católica abriu mais vantagem, fazendo 17×11. Entretanto, consolidada a diferença, os donos da casa relaxaram e quase perderam o set, deixando a Federal encostar no placar (22×18). Mesmo assim, a Unicap fechou o primeiro set em 25×20.

O segundo set teve um início nervoso para ambos os lados, com muitos erros de saque. Em um rally fantástico, decidido pelo ponta Richardson, a Católica abriu 7×4 e forçou outro tempo do UFPE. Novamente após o tempo, os visitantes vacilaram e a Unicap conseguiu dois pontos em sequência, desequilibrando a Federal. O levantador Heitor, em uma discussão boba com a arbitragem pela correta secagem da quadra, tomou cartão amarelo (que no vôlei equivale a ponto para o adversário) e sacramentou o 10×4 para os líderes do grupo A.

Também repetindo os erros do primeiro set, os donos da casa perderam o foco e viram os bons saques do ponta Anderson fazerem a Federal encostar no placar (11×7). Foi então que as individualidades começaram a aparecer, principalmente para o lado do mandante. Com as pancadas do ponta Carlos e os bloqueios de Jorge, a Católica forçou a última parada da UFPE, quando o placar já apontava 16×9. Não surtiu efeito. A Unicap continuou melhor e acabou atropelando nos pontos finais, com excelentes bloqueios e pontos rápidos. Fim de jogo, 25×16 e vaga nas semifinais do torneio. “O jogo foi bom para encaixar mais a equipe, que não vinha treinando. Agora é praticar mais os contra-ataques e se preparar para o mata-mata”, ressaltou Richardson, destaque da partida.