Católica vai sediar congresso de moda de 5 a 7 de dezembro

Entre 5 e 7 de dezembro, a Universidade Católica de Pernambuco será palco de um congresso que reunirá nomes de peso no meio científico para pensar em como a moda está sendo pesquisada e desenvolvida nos centros de ensino superior de Pernambuco. Diálogo com mercado e governo também será enfocado

Criar um espaço para refletir sobre o cenário acadêmico da moda no Estado de Pernambuco. Com esse objetivo nasceu o PAMPe – Panorama Acadêmico da Moda Pernambucana, um congresso que reunirá anualmente, a partir desta edição de 2011, professores e alunos de moda, profissionais da área e representantes dos principais órgãos governamentais relacionados ao setor, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro nos auditórios e salas do Bloco G, da Universidade Católica de Pernambuco.

Com o tema Moda para pensar, o evento contará com conferências, debates, mesas-redondas e oficinas (Semiótica aplicada a Moda, com Marcelo M. Martins, e Moda e Sustentabilidade, com Clarissa Sóter) voltadas para a reflexão crítica sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão em moda dentro das perspectivas sociais, econômicas, culturais e políticas do Estado de Pernambuco. O intuito maior, ao reunir esse público direcionado, é promover discussões pertinentes a respeito dos principais temas que circulam a cadeia de moda em Pernambuco.

Já confirmaram presença no evento alunos, professores e coordenadores das principais escolas superiores de Moda do Estado, ou de centros de Design que tenham a Moda como uma de suas ênfases (UFPE – Caruaru e Recife, Faculdade Senac, Faculdade Boa Viagem, Faculdade Maurício de Nassau). Também estarão presentes representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Centro de Referência da Moda (da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – SDEC/PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Diversos profissionais do setor também estão na lista de participantes.

Nas três noites do PAMPe, sempre a partir das 19h, no auditório G1 da Unicap, acontecerão as principais discussões do evento: na segunda-feira, dia 5, a conferência de abertura ficará por conta das professoras Ana Paula de Miranda (pesquisadora em consumo de moda e com trabalhos publicados em congressos e encontros no Brasil, Chile, Espanha, Venezuela e Estados Unidos) e Teresa Lopes (doutoranda em Design pela UFPE e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Design da Informação e do G-COMO) e do professor Amilcar Bezerra (pesquisador coordenador da linha de pesquisa de Cultura pop e consumo do G-COMO).

Na terça-feira, dia 6, será a vez de todos os coordenadores e representantes de cursos superiores de Moda de Pernambuco falarem sobre suas experiências e ajudarem a compor um cenário sobre o ensino no Estado, assim como seus desafios e perspectivas numa mesa redonda. Assim, debaterão os professores Charles Leite (UFPE-Caruaru), Isa Rocha (Faculdade Senac), Danielle Simões (Faculdade Boa Viagem), Simone Barros (UFPE-Recife) e Luciana Florêncio (Faculdade Senac).

Por fim, na quarta-feira, dia 7, a proposta é fazer uma mesa-redonda com interseção entre os conteúdos acadêmicos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos nas universidades e as demandas e expectativas do mercado e de órgãos governamentais para a produção de conhecimento neste setor. Estarão em debate o professor Hans Waechter (programa de Pós-Graduação em Design da UFPE), o professor Eduardo Maciel (Gerente de Eventos e Endomarketing do Sebrae), Verônica Ribeiro, coordenadora do Centro de Referência da Moda (da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – SDEC/PE) e Diogo Simões (presidente da Facepe).

Durante o evento ainda estão programados dois lançamentos importantes para a próxima edição do PAMPe (2012): o Prêmio Acadêmico Marcílio Campos, que reconhecerá o esforço de alunos em trabalhos de várias categorias (design de superfície, coleção, acessórios, visual merchandising e styling, entre outras) a partir de uma comissão externa; e os Panoramas Acadêmicos (que reunirão os trabalhos de pesquisa desenvolvidos nas faculdades e universidades em dez eixos temáticos – tais como Moda, Fotografia e Comunicação; Moda e Sustentabilidade; Moda, Negócios e Empreendedorismo; Moda e Consumo, etc.).

O PAMPe é uma realização da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, através do curso superior de Eventos, e tem o apoio da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), do Centro de Design do Recife, da Estação das Letras e Cores e da Faber-Castell.

Contatos e inscrição:
Site: pampemoda.worpress.com