Boletim Unicap

Católica vai conceder titulo de Doutor Honoris Causa a Dom Fernando Saburido

A Católica vai outorgar, na próxima segunda-feira (19), o titulo de Doutor Honoris Causa ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, pelo relevante trabalho que vem desenvolvendo à frente da Arquidiocese, sobretudo na promoção da justiça e paz. A sessão solene será realizada às 15h, no auditório G2 da Unicap. Após a cerimônia, haverá uma missa em ação de graças no Santuário de Nossa Senhora de Fátima pelos 75 anos da Universidade.

A proposta para a concessão do título a Dom Saburido partiu do curso de Teologia, seguido da graduação em Filosofia, e foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicap. De acordo com o Diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH, Prof Dr. Danilo Vaz-Curado, o arcebispo tem uma incansável luta pela justiça social e isso se percebe em diversas obras da Arquidiocese, como a refundação da Comissão Justiça e Paz, a Santa Casa de Misericórdia, o Movimento Pró-criança e a Fazenda da Esperança.

O coordenador do curso de Teologia, Prof Dr Sérgio Sezino Douets Vasconcelos, ressaltou que outro fator que pesou na decisão para a outorga do título a Dom Saburido foi o seu empenho no processo de canonização de Dom Helder Camara junto ao Vaticano. “Outro ponto forte dele é a preocupação com a ação missionária da Igreja, a busca por uma Igreja em Saída como opção preferencial pelos mais pobres”, enfatizou.

O professor Sérgio Sezino chamou atenção também para o bom relacionamento entre a Arquidiocese e a Unicap. “Dom Saburido deu incentivo para trazer a formação dos futuros presbíteros para a Unicap, gesto seguido por outras ordens e congregações religiosas”.

Biografia

Nascido no distrito de Juçaral no município de Cabo de Santo Agostinho, Dom Saburido cursou o ensino primário em Vitória de Santo Antão e o ensino ginasial no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no Recife. Concluiu o ensino científico no Colégio Estadual Oliveira Lima, também no Recife. Estudou Filosofia e Teologia no Mosteiro de São Bento, em Olinda.

Em 21 de março de 1978, proferiu os primeiros votos religiosos na Ordem de São Bento. Tornou-se monge em 21 de março de 1981, sendo ordenado diácono em 21 de dezembro do mesmo ano. Foi ordenado padre no Recife pelas mãos de Dom Helder Camara, então Arcebispo de Olinda e Recife, em 17 de dezembro de 1983.

Nesse período foi professor do Colégio de São Bento, em Olinda, chegando a ser diretor financeiro dessa instituição. Foi também ecônomo do Mosteiro de São Bento, membro do senhorado do mosteiro e administrador da propriedade rural pertencente à ordem beneditina em Olinda.

Como padre, participou de várias paróquias em Olinda: de Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Terezinha e São Lucas. Foi membro do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Olinda e Recife, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Econômico, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral da mesma Arquidiocese.

Em 31 de maio de 2000 foi nomeado bispo. Recebeu a sagração episcopal em 20 de agosto de 2000 de Dom José Cardoso Sobrinho, Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Arcebispo da Paraíba, e Dom Clemente José Isnard, Bispo de Nova Friburgo, tornando-se bispo auxiliarda Arquidiocese de Olinda e Recife no período de 2000 a 2005. Entre 2002 e 2005, foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, período durante o qual foi membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília.

Em 18 de maio de 2005, foi nomeado bispo da Diocese de Sobral, no Ceará pelo Papa Bento XVI. Entre 2005 e 2009, atuou como secretário do Regional Nordeste 1 da CNBB e Presidente da Comissão Regional para a Vida e Família do Regional. Em Sobral Dom Fernando fez importantes trabalhos pastorais, onde se destaca a iniciativa de implantar as “Comissões Episcopais Pastorais” da CNBB, além da fundação da Fazenda Esperança, que trabalha na recuperação de jovens com dependência química.

Nomeado Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, Dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009, tornando-se o 8º Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife e o 32º bispo a ocupar o sólio olindense.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese

print

Compartilhe:

Deixe um comentário